Assessoria de Imprensa
17/05/2023 10h57 | Atualizada em 17/05/2023 13h43
O relatório anual da consultoria estratégica britânica Brand Finance aponta a CSCEC (China State Construction Engineering Corporation) como a marca de Engenharia e Construção mais valiosa do mundo, avaliada em 31,9 bilhões de dólares, em um crescimento de 16% desde a avaliação anterior.
A nova análise avalia cerca de 5.000 das maiores marcas globais da atualidade, de todos os setores e países. A lista com as 50 marcas de Engenharia e Construção mais valiosas do mundo pode ser conferida neste link.
Além de calcular o valor, a Brand Finance também determina a força relativa das marcas por meio de métricas que avaliam os investimentos em marketing, capital disponível e desempenho empresarial, incorporando dados obtidos com mais de 100 mil entrevistados de 31 setores em 38 países.
Segundo o relatório, o aumento de valor da CSCEC é resultado direto de seu desempenho empresarial, assim como de uma melhoria de pontuação no Índice de Força da Marca (BSI), de 76,4 em 100 pontos, obtendo
...O relatório anual da consultoria estratégica britânica Brand Finance aponta a CSCEC (China State Construction Engineering Corporation) como a marca de Engenharia e Construção mais valiosa do mundo, avaliada em 31,9 bilhões de dólares, em um crescimento de 16% desde a avaliação anterior.
A nova análise avalia cerca de 5.000 das maiores marcas globais da atualidade, de todos os setores e países. A lista com as 50 marcas de Engenharia e Construção mais valiosas do mundo pode ser conferida neste link.
Além de calcular o valor, a Brand Finance também determina a força relativa das marcas por meio de métricas que avaliam os investimentos em marketing, capital disponível e desempenho empresarial, incorporando dados obtidos com mais de 100 mil entrevistados de 31 setores em 38 países.
Segundo o relatório, o aumento de valor da CSCEC é resultado direto de seu desempenho empresarial, assim como de uma melhoria de pontuação no Índice de Força da Marca (BSI), de 76,4 em 100 pontos, obtendo classificação AA+. “Os indicadores de desempenho anual registraram um crescimento significativo em relação ao ano anterior, incluindo receitas e novos contratos de construção”, comenta a Brand Finance.
Em 2022, destaca a consultoria, a CSCEC entregou 28 obras e projetos auxiliares para os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim. “A capacidade da marca em entregar projetos de alta qualidade e planos de operação e manutenção contribuiu positivamente para o reconhecimento”, ressalta.
O ranking de marcas mais valiosas do setor de Engenharia e Construção em 2023
Segundo Richard Haigh, diretor-geral da Brand Finance, as marcas chinesas continuam crescendo com consistência, embora venham sendo confrontadas com novas expectativas de sustentabilidade. “O governo chinês anunciou um plano quinquenal mais inteligente, ecológico e seguro para o setor da Engenharia e Construção, de modo que essas empresas terão de se adaptar e integrar a sustentabilidade em suas estratégias para manterem o valor e a força das respectivas marcas", aponta.
Em resposta à crescente atenção dada à sustentabilidade, as marcas chinesas vêm adotando várias medidas direcionadas. A CNBM – maior marca de cimento e concreto da China, cujo valor aumentou 7% no levantamento, chegando a 8,9 bilhões de dólares – estabeleceu metas para promover tecnologias de baixo carbono, buscando liderar a transformação ecológica na indústria do cimento.
Crescimento – Entre as quatro marcas com crescimento mais rápido neste ano, três são americanas. A Ferguson assumiu a posição de marca com o crescimento mais rápido no setor, com um aumento de 38,4%, atingindo o valor de 5,3 bilhões de dólares.
Um dos fatores que contribuíram para a subida de cinco posições (chegando à 26ª posição do ranking) foi a aquisição da distribuidora Airefco. Segundo a Brand Finance, a aquisição acelerou a expansão geográfica e garantiu uma maior pegada multimarca, melhorando o reconhecimento da Ferguson, que também se beneficiou de investimentos em 17 aquisições ao longo do biênio 2021-2022, gerando receitas adicionais de aproximadamente 750 milhões de dólares.
A Caterpillar aumentou seu valor da marca em 36,4% (chegando a 11,2 bilhões de dólares), enquanto a John Deere tem agora um valor da marca de 10,8 bilhões de dólares, em um aumento de 33,1% que garantiu a subida de três posições e a entrada no top 10 das marcas de Engenharia e Construção mais valiosas do mundo.
As dez empresas com crescimento mais rápido registrado no último ano
Força da marca – A John Deere também assegurou por mais um ano o título de marca de Engenharia e Construção mais forte do mundo, mantendo a classificação AAA. As vendas e receitas líquidas da marca em âmbito global aumentaram 19%, uma vez que a procura de equipamentos agrícolas e de construção continua forte no mundo todo.
“A empresa também se beneficia da inovação contínua, anunciando um trator totalmente autônomo em 2022. Pronto para ser produzido em grande escala, o desenvolvimento traz características automatizadas que solidificam ainda mais o reconhecimento da marca, bem como sua estratégia de soluções inteligentes”, avalia a Brand Finance.
Além disso, seis empresas passaram a constar do ranking neste ano. A China Energy Engineering Corporation (CEEC) é a recém-chegada mais valiosa, com valor de marca de 9,1 bilhões de dólares. “O impressionante valor inaugural da CEEC é uma consequência da fusão, no final de 2021, com a Chinese Gezhouba Group Corporation (CGGC), a maior transação dos últimos anos em termos de valor”, diz a consultoria.
A lista de marcas mais fortes do setor tem seis empresas recém-chegadas ao ranking
Sustentabilidade – Como parte de sua análise, a Brand Finance também avalia o desempenho de atributos específicos das marcas na promoção de seu valor global. Um desses atributos, cuja importância está crescendo rapidamente, é a sustentabilidade. Nesse item, a CREC tem a pontuação mais elevada no ranking de 2023, com uma classificação de 5,77 em 10. Com valor da marca de 19,8 bilhões de dólares, a companhia é vista pelos consumidores como a marca de Engenharia e Construção mais sustentável.
Tendo implementado um sistema de gestão ESG desde 2008, a empresa submete seus projetos a avaliações dos potenciais impactos ambientais, produzindo programas detalhados de proteção ambiental. Isso inclui tratamento cauteloso de resíduos, minimização da poluição do ar e da água e proteção da biodiversidade. Como 3ª marca mais valiosa do ranking, a CREC também ocupa o 2º lugar em termos de Valor de Percepção de Sustentabilidade, com 723 milhões de dólares.
Marca mais valiosa do mundo, a CSCEC também mantém o maior Valor de Percepção de Sustentabilidade, com 948 milhões de dólares, participando ativamente de projetos de restauração ambiental e ecológica, bem como contribuindo para uma energia mais limpa e práticas com baixo teor de carbono.
A percepção de sustentabilidade passou a ser um critério de avaliação do valor global das marcas
“A percepção do apoio da marca à iniciativa proposta pelo governo tem contribuído positivamente para o valor global da CSCEC, uma vez que a marca se beneficia de seu alinhamento à liderança política da China”, sublinha a consultoria. “Mas a posição da marca no topo da tabela não é uma avaliação de seu desempenho global em termos de sustentabilidade, mas antes indica o valor da marca associado às percepções de sustentabilidade, que neste ano foi de 4,69 em 10”, explica o relatório.
24 de abril 2024
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade