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Cronograma para a licitação do trem-bala não será alterado, diz EPL

Acidente na Espanha não altera data da apresentação das propostas, marcada para o dia 16 de agosto

Agência Brasil

01/08/2013 11h50


O acidente ocorrido em 24 de julho com o Trem de Alta Velocidade (TAV) espanhol não alterou o cronograma de licitação do trem-bala brasileiro, segundo a Empresa de Planejamento e Logística (EPL). O presidente da EPL, Bernardo Figueiredo, disse hoje (31) desconhecer qualquer possibilidade de adiamento do certame. Com isso, a apresentação das propostas está mantida para 16 de agosto, bem como a data do leilão (19 de setembro).

Figueiredo acrescentou que o governo recebeu da Renfe, operadora do trem acidentado, uma notificação informando que a linha usada pelo trem espanhol mesclaria altas e médias velocidades, e que o trecho onde ocorreu a tragédia não seria de um sistema de alta velocidade.

Segundo a EPL, a Agência Naciona

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O acidente ocorrido em 24 de julho com o Trem de Alta Velocidade (TAV) espanhol não alterou o cronograma de licitação do trem-bala brasileiro, segundo a Empresa de Planejamento e Logística (EPL). O presidente da EPL, Bernardo Figueiredo, disse hoje (31) desconhecer qualquer possibilidade de adiamento do certame. Com isso, a apresentação das propostas está mantida para 16 de agosto, bem como a data do leilão (19 de setembro).

Figueiredo acrescentou que o governo recebeu da Renfe, operadora do trem acidentado, uma notificação informando que a linha usada pelo trem espanhol mesclaria altas e médias velocidades, e que o trecho onde ocorreu a tragédia não seria de um sistema de alta velocidade.

Segundo a EPL, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai avaliar a declaração. Caso ela seja confirmada, a Renfe poderá participar da licitação para o TAV brasileiro. A ANTT define como de alta velocidade veículos que desenvolvam velocidades superiores a 250 quilômetros por hora (km/h).

Contatada pela Agência Brasil, a Embaixada da Espanha informou que o acidente ocorreu em “um tramo da via da rede convencional operado por um trem híbrido elétrico-diesel, cuja velocidade máxima não supera, em nenhum caso, os 240 km/h”. O site da Renfe, no entanto, já havia publicado notas classificando o veículo como “de alta velocidade”.

 

 

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