Agência iNFRA
23/01/2025 00h09
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) deve ser contratado formalmente, ainda em janeiro, a pedido da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), para realizar estudos para dois projetos de concessões das hidrovias, dos rios Tapajós e Tocantins.
Segundo Nelson Barbosa, diretor de Planejamento e Relações Institucionais do BNDES, o projeto de hidrovias é “desafiador”, relembrando que a hidrovia do Tocantins está no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) desde a sua primeira edição.
“A gente está na fase de contratar os estudos, o cronograma vai levar um bom tempo&rdquo
...O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) deve ser contratado formalmente, ainda em janeiro, a pedido da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), para realizar estudos para dois projetos de concessões das hidrovias, dos rios Tapajós e Tocantins.
Segundo Nelson Barbosa, diretor de Planejamento e Relações Institucionais do BNDES, o projeto de hidrovias é “desafiador”, relembrando que a hidrovia do Tocantins está no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) desde a sua primeira edição.
“A gente está na fase de contratar os estudos, o cronograma vai levar um bom tempo”, disse.
Superintendente da ASI (Área de Soluções de Infraestrutura) do banco, Ian Guerriero explica que os projetos visam o escoamento de grãos pelo Arco Norte e já têm alguma estrutura de transbordo de carga.
A estrutura do Tapajós, segundo ele, tem funcionado de Miritituba (PA) em diante e necessita, basicamente, de sinalização.
A intenção é estudar trechos mais abaixo para ampliar essa hidrovia, incluindo trechos do rio Teles Pires. A hidrovia do Tocantins, por sua vez, tem como desafio o derrocamento da área chamada Pedral do Lourenço para que sua extensão inteira possa ser utilizada ao longo de todo o ano.
“Senão ela [hidrovia do Tocantins] acaba ficando muito limitada, e aí a competitividade dela diminui muito. São dois projetos que a gente vê com muito ânimo em apoiar. São projetos relativamente bem mais baixos em investimento, muito mais ecológicos, do ponto de vista de consumo de combustível etc., e com uma logística muito mais barata”, afirmou, ressaltando que o governo federal já iniciou a discussão das concessões com a hidrovia do Rio Madeira.
O Ministério de Portos e Aeroportos e a agência anunciaram em 2023 um plano para a concessão de até seis hidrovias no país. Duas delas já estão com estudos mais avançados, sendo que a do Paraguai teve a consulta pública lançada pela agência no fim de 2024. Já a do rio Madeira teve a proposta de audiência pública oficial suspensa por pressões políticas locais.
23 de janeiro 2025
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade