Assessoria de imprensa
05/05/2022 11h00
Especializado no setor de engenharia e construção, o Construtivo acaba de lançar a tecnologia em nuvem Colaborativo Share, que promete aprimorar o processo de fiscalização e documentação de obras por meio de Realidade Aumentada, assim como em manutenção, por meio de Realidade Virtual.
A solução é acessada por meio de óculos, tablet ou celular, possibilitando o registro pela sobreposição dos dados virtuais com a realidade construída em escala real, auxiliando o processo de vistorias que estejam em localidades distantes, por exemplo.
“Enquanto um profissional em campo acessa o Colaborativo Share e compar
...Especializado no setor de engenharia e construção, o Construtivo acaba de lançar a tecnologia em nuvem Colaborativo Share, que promete aprimorar o processo de fiscalização e documentação de obras por meio de Realidade Aumentada, assim como em manutenção, por meio de Realidade Virtual.
A solução é acessada por meio de óculos, tablet ou celular, possibilitando o registro pela sobreposição dos dados virtuais com a realidade construída em escala real, auxiliando o processo de vistorias que estejam em localidades distantes, por exemplo.
“Enquanto um profissional em campo acessa o Colaborativo Share e compartilha as informações sobre a obra, o engenheiro realiza a vistoria de forma on-line, seja no modelo ao vivo ou gravado, atribuindo suas aprovações e recomendações num workflow, que depois pode ser acessado em outras ocasiões”, esclarece Marcus Granadeiro, CEO do Construtivo.
A ferramenta também se integra a modelos BIM (Building Information Modeling), o que permite mapear e visualizar as disciplinas de uma construção como, por exemplo, o posicionamento de tubulações, vigas, pilares e encanamentos.
Além disso, o recurso de tour virtual promovido pelo Colaborativo Share também pode ser utilizado em organizações que forneçam capacitação e suporte remoto para solucionar problemas de manutenção e atendimento ao cliente com assistência visual utilizando recursos do QR Code, por exemplo, que mantêm registradas as informações como um passo a passo para determinados processos.
Para Granadeiro, a tecnologia de Realidade Aumentada, agregada ao modelo BIM na fase de operação, tem potencial de promover reduções de custo e riscos, além de impulsionar a produtividade.
“A ferramenta possibilita um universo de informações sem que haja a necessidade de um profissional especialista no local, tudo graças à digitalização do processo, ao suporte remoto e à disponibilização de workflows em nuvem”, finaliza.
27 de novembro 2024
27 de novembro 2024
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade