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Assessoria de Imprensa
28/05/2013 11h07 | Atualizada em 28/05/2013 20h19
A ABIFER – Associação Brasileira da Indústria Ferroviária promoverá no Construction Congresso – Edificações e Obras de Infraestrutura o Perspectivas do País no Setor Ferroviário, no dia 7 de junho, a partir das 14h, na Sala Ingá.
De acordo com Vicente Abate, presidente da Abifer, o setor ferroviário renasceu na última década para ocupar um lugar de destaque na matriz de transporte brasileira. Um dos marcos dessa retomada é o Programa de Investimentos em Logística (PIL), lançado em agosto do ano passado. O PIL prevê investimentos totais de R$ 133 bilhões, dos quais R$ 91 bilhões serão destinados à construção de 10 mil quilômetros de modernas ferrovias. O objetivo desse
...A ABIFER – Associação Brasileira da Indústria Ferroviária promoverá no Construction Congresso – Edificações e Obras de Infraestrutura o Perspectivas do País no Setor Ferroviário, no dia 7 de junho, a partir das 14h, na Sala Ingá.
De acordo com Vicente Abate, presidente da Abifer, o setor ferroviário renasceu na última década para ocupar um lugar de destaque na matriz de transporte brasileira. Um dos marcos dessa retomada é o Programa de Investimentos em Logística (PIL), lançado em agosto do ano passado. O PIL prevê investimentos totais de R$ 133 bilhões, dos quais R$ 91 bilhões serão destinados à construção de 10 mil quilômetros de modernas ferrovias. O objetivo desse programa é equilibrar a matriz de transporte de carga, atingindo a meta mínima de 32% de participação do transporte ferroviário em 2020.
Além da construção e modernização dos 10 mil quilômetros de ferrovias de carga que o governo federal pretende conceder à iniciativa privada, está prevista ainda a construção de mais 3 mil quilômetros de malhas integradas para atender ao transporte de passageiros, entre novas linhas de metrô, Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), Trens Regionais e o Trem de Alta Velocidade (TAV), que serão implementados até 2020.
Para atender a essa demanda, segundo Abate, a indústria ferroviária brasileira prevê fornecer, ao longo da década atual, 40 mil vagões de carga, 2.100 locomotivas e 4 mil carros de passageiros. “Esses números serão recordes históricos para cada tipo de veículo”, destaca. Ainda estão previstos recursos de mais de R$ 20 bilhões para obras e equipamentos ferroviários através dos PACs Mobilidade Grandes e Médias Cidades. “Os Estados e Municípios serão apoiados também por financiamentos de organismos multilaterais”, acrescenta.
O presidente da Abifer pondera que o ideal para suprir as necessidades logísticas de carga e de pessoas do País e alavancar um crescimento mais robusto da economia seria que os investimentos em infraestrutura de transporte alcançassem um patamar da ordem de 5% do Produto Interno Bruto (PIB). “Esse índice é o verificado em outros países dos Brics, como Rússia e Índia”, explica. “No entanto, com os investimentos ora previstos já deveremos alcançar 2% do PIB nos próximos anos”, finaliza.
Para se inscrever no seminário Perspectivas do País no Setor Ferroviário, basta acessar o site oficial do Congresso: http://www.constructioncongresso.com.br/index.php/programa/palestra/24
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