Assessoria de Imprensa
29/08/2022 07h53 | Atualizada em 31/08/2022 10h23
Entre os dias 11 e 14 de outubro, a 63ª edição do Congresso Brasileiro do Concreto marca as comemorações em Brasília (DF) dos 50 anos de atividades do Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon).
Maior evento técnico-científico nacional do setor, o Congresso reúne profissionais, pesquisadores e estudantes para conhecer as tendências em pesquisas, tecnologias construtivas, normalização técnica e boas práticas relacionadas a projeto, construção e manutenção de estruturas de concreto.
Nos últimos dez anos, as edições do evento receberam mais de 1.000 participantes de todas as regi
...Entre os dias 11 e 14 de outubro, a 63ª edição do Congresso Brasileiro do Concreto marca as comemorações em Brasília (DF) dos 50 anos de atividades do Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon).
Maior evento técnico-científico nacional do setor, o Congresso reúne profissionais, pesquisadores e estudantes para conhecer as tendências em pesquisas, tecnologias construtivas, normalização técnica e boas práticas relacionadas a projeto, construção e manutenção de estruturas de concreto.
Nos últimos dez anos, as edições do evento receberam mais de 1.000 participantes de todas as regiões do país e do exterior, com apresentação de mais de 400 trabalhos técnico-científicos, além de mais 5.000 visitantes da Feira Brasileira da Construção em Concreto (Feibracon), que reúne expositores e patrocinadores das empresas que compõem os diversos segmentos da cadeia produtiva do concreto.
Centenas de trabalhos técnico-científicos estão programados para as sessões plenárias e pôsteres, abrangendo temas como materiais e suas propriedades, estudo de dosagem de concretos e argamassas, análise e projeto estrutural de estruturas de concreto e mistas, proteção contra incêndio, durabilidade e sustentabilidade, inspeção, diagnóstico, recuperação, proteção e reforço de estruturas, estruturas pré-moldadas e pré-fabricadas, métodos construtivos e gestão de obras.
Na grade de palestras, o presidente da fib (Federação Internacional do Concreto Estrutural), Akio Kasuga, aborda o impacto da busca pela neutralidade do carbono nas estruturas de concreto.
O presidente da RILEM (União Internacional dos Laboratórios e Especialistas em Materiais Construtivos e Sistemas Estruturais), Ravindra Gettu, oferece um panorama de construções de concreto de baixo carbono.
Já o presidente do ACI (Instituto Americano do Concreto), Charles Nmai, mostra como os projetistas de estruturas podem contribuir decisivamente para reduzir as emissões das estruturas de concreto.
Nas comemorações do Jubileu de Ouro, o Ibracon elegeu a sustentabilidade do concreto em defesa do planeta como bandeira do Congresso Brasileiro do Concreto.
O tema será debatido também nos 13 seminários programados, incluindo consenso global sobre sustentabilidade no ambiente construído, tecnologias emergentes para a descarbonização do cimento e do concreto, agenda de descarbonização da indústria brasileira do cimento e avaliação do ciclo de vida das estruturas de concreto, entre outros temas.
Um dos destaques é o Seminário de Infraestrutura, que vai discutir as perspectivas de investimento nos segmentos rodoviário, ferroviário, de saneamento e de energias renováveis e de que forma os pavimentos rígidos oferecem vantagens técnicas e econômicas ao longo do ciclo de vida das rodovias.
Durante o evento, serão realizados ainda quatro cursos de atualização profissional, cinco concursos estudantis, premiações, lançamentos editoriais e reuniões técnicas.
A programação completa pode ser acessada neste link.
18 de dezembro 2024
18 de dezembro 2024
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade