Assessoria de Imprensa
09/04/2025 10h42 | Atualizada em 10/04/2025 09h49
A CDHU - Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo, lançou o programa “Construção Industrializada Modular Offsite”, uma iniciativa inédita voltada à certificação de sistemas construtivos pré-fabricados para atender situações emergenciais - como as decorrentes de desastres naturais ou outras calamidades, com soluções rápidas, eficientes e seguras.
A proposta já está mobilizando diversos setores, desde empresas que produzem soluções modulares até Organismos de Inspeção Acreditados pelo Inmetro, como a ICV Brasil, que já está cer
...A CDHU - Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo, lançou o programa “Construção Industrializada Modular Offsite”, uma iniciativa inédita voltada à certificação de sistemas construtivos pré-fabricados para atender situações emergenciais - como as decorrentes de desastres naturais ou outras calamidades, com soluções rápidas, eficientes e seguras.
A proposta já está mobilizando diversos setores, desde empresas que produzem soluções modulares até Organismos de Inspeção Acreditados pelo Inmetro, como a ICV Brasil, que já está certificando players que participarão do processo seletivo.
Mais do que uma nova modalidade construtiva, o programa representa uma mudança estrutural na forma como o poder público pode responder a crises habitacionais, na avaliação de Suzete Suzuki, CEO da ICV Brasil, que já iniciou a certificação.
“O objetivo é assegurar que todos os projetos estejam em conformidade com os mais altos padrões técnicos, legais e de desempenho”, explica Suzete, ao destacar que os Organismos de Inspeção Acreditados terão papel central no processo de homologação dos projetos, pois a inspeção será um critério eliminatório e será obrigatória já na etapa de homologação das empresas.
“As populações afetadas por calamidades serão beneficiadas por este programa de habitações pré-fabricadas, principalmente, pelo fato de que a exigência da Inspeção Acreditada irá garantir que que os projetos serão executados com qualidade, agilidade e que haverá o bom uso do dinheiro público”, afirma a CEO da ICV Brasil.
A construção modular offsite é baseada em módulos produzidos em fábricas, sob condições controladas, que são transportados e montados no canteiro de obras. Essa abordagem permite ganhos importantes em termos de prazo, custo, sustentabilidade e flexibilidade.
Entre os principais benefícios estão a maior assertividade no orçamento, a redução significativa do prazo de execução, a menor geração de resíduos e de desperdícios de materiais, a flexibilidade na montagem e a possibilidade de reaproveitamento dos módulos, além de agilidade logística, racionalização do canteiro de obras e o controle de qualidade.
A metodologia é especialmente indicada para situações emergenciais, já que permite a construção de habitações em tempo recorde, com alto controle de desempenho e conformidade técnica.
As empresas interessadas em participar do programa apresentaram projetos prevendo a realização da Inspeção Acreditada, conforme critérios definidos por normas técnicas e regulamentos específicos do Chamamento Público n° 001/2024.
Neste processo, cada empresa poderá escolher livremente o organismo de inspeção acreditado que desejar, desde que este seja reconhecido pelo Inmetro. A ICV Brasil, por exemplo, já está realizando inspeções para empresas que querem se candidatar ao programa.
Seleção dos projetos - Antes da aplicação em larga escala, os projetos selecionados deverão ser validados por meio de provas de conceito. Cada participante deverá implantar dois conjuntos habitacionais-piloto, sendo um em terreno plano e outro em área com declividade.
A CDHU aportará recursos de R$ 2.000 a R$ 2.800 por metro quadrado para subsidiar essas construções demonstrativas. Se os resultados forem positivos, a CDHU pretende, até 2027, contratar 7.500 habitações verticais multifamiliares, 7.500 habitações horizontais unifamiliares e 100 mil m² de áreas não residenciais, como creches, escolas e postos de saúde.
Para Suzete, ao aliar inovação construtiva à exigência de Inspeção Acreditada, a CDHU não apenas busca acelerar a entrega de moradias sociais, mas também elevar o padrão de qualidade e eficiência na aplicação dos recursos públicos.
“O programa representa uma revolução na maneira como o Estado pode responder rapidamente a emergências habitacionais, ao mesmo tempo em que promove sustentabilidade, tecnologia e segurança”, conclui a CEO da ICV Brasil.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade