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Agência Estado
13/09/2012 11h08 | Atualizada em 14/09/2012 14h36
A Brasil Terminal Portuário (BTP), no Porto de Santos, em São Paulo, deve entregar até o fim de outubro ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) todos os documentos necessários para a obtenção da Licença Operacional (L.O.). A afirmação foi feita nesta quarta-feira pelo presidente da empresa, Henry Robson.
"Esse local era um dos maiores passivos ambientais em área portuária no Brasil", disse. Segundo ele, o terreno onde está sendo construído o terminal da BTP era usado como aterro industrial.
O terminal deve entrar em operação no primeiro trimestre do próximo ano, provavelmente em março, com capacidade anual para movim
...A Brasil Terminal Portuário (BTP), no Porto de Santos, em São Paulo, deve entregar até o fim de outubro ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) todos os documentos necessários para a obtenção da Licença Operacional (L.O.). A afirmação foi feita nesta quarta-feira pelo presidente da empresa, Henry Robson.
"Esse local era um dos maiores passivos ambientais em área portuária no Brasil", disse. Segundo ele, o terreno onde está sendo construído o terminal da BTP era usado como aterro industrial.
O terminal deve entrar em operação no primeiro trimestre do próximo ano, provavelmente em março, com capacidade anual para movimentar 1,2 milhão de TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés). "Concluímos até agora cerca de 60% a 70% das obras", disse Robson.
No início deste mês, a BTP recebeu os quatro primeiros portêineres (equipamentos para o transporte da carga entre o cais e o navio) e seis transtêineres (usados para empilhar e estocar contêineres na área de armazenagem) encomendados da China. Hoje, os equipamentos começaram a ser desembarcados.
Robson disse que a meta é realizar uma média de 60 movimentos por hora por equipamento e que o terminal terá capacidade para operar entre três e quatro navios simultaneamente.
A BTP, joint venture entre as empresas Terminal Investment Limited (TIL) e APM Terminals, foi constituída em 2007 para construir e operar o terminal, cujos investimentos somam R$ 1,8 bilhão.
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