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PAVIMENTAÇÃO
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Asfalto modificado com plástico reciclado promete durabilidade três vezes maior que o convencional

Produzida pela Stratura, tecnologia de asfalto modificado com polímero foi utilizada em trecho experimental na Rodovia Washington Luís

Assessoria de Imprensa

19/07/2023 09h03 | Atualizada em 19/07/2023 13h26


Pela primeira vez, uma rodovia brasileira foi pavimentada com asfalto produzido a partir de embalagens plásticas recicladas.

Denominado GreenFlex, o material foi utilizado pela concessionária Eixo SP – que administra a Rodovia Washington Luís – em um trecho de 1 km entre Rio Claro e São Carlos (SP).

Inédita no país, a tecnologia foi desenvolvida pelo Centro de Soluções de Engenharia da Stratura Asfaltos, que criou um material apresentado como mais sustentável e que, ao mesmo tempo, promete uma durabilidade três vezes maior que a do asfalto convencional.

De acordo com o gerente de Operações e Tecnologia da Stratura Asfaltos, Emerson Maciel, os resultados foram acima do esperado.

“Esse material apresenta um tempo de vida muito maior porque o plástico reciclável traz melhores propriedades ao ligante asfáltico e, consequentemente, ao pavimento”, explica.

No trecho pavimentado da rodovia foram utilizadas 30 toneladas de asfalto modificado com polímero, produzido com 450 kg de plástico reciclado – o equivalente a 200 mil unidades de embalagens recicladas.

“Isso corresponde

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Pela primeira vez, uma rodovia brasileira foi pavimentada com asfalto produzido a partir de embalagens plásticas recicladas.

Denominado GreenFlex, o material foi utilizado pela concessionária Eixo SP – que administra a Rodovia Washington Luís – em um trecho de 1 km entre Rio Claro e São Carlos (SP).

Inédita no país, a tecnologia foi desenvolvida pelo Centro de Soluções de Engenharia da Stratura Asfaltos, que criou um material apresentado como mais sustentável e que, ao mesmo tempo, promete uma durabilidade três vezes maior que a do asfalto convencional.

De acordo com o gerente de Operações e Tecnologia da Stratura Asfaltos, Emerson Maciel, os resultados foram acima do esperado.

“Esse material apresenta um tempo de vida muito maior porque o plástico reciclável traz melhores propriedades ao ligante asfáltico e, consequentemente, ao pavimento”, explica.

No trecho pavimentado da rodovia foram utilizadas 30 toneladas de asfalto modificado com polímero, produzido com 450 kg de plástico reciclado – o equivalente a 200 mil unidades de embalagens recicladas.

“Isso corresponde a uma redução de 900 kg de gases de efeito estufa, 450 l de petróleo, 1.360 kW de energia elétrica e 3.550 l de água que seriam utilizados para a produção do plástico”, relata Maciel.

Segundo o gerente de pavimentação da Eixo SP, Assis Villela, a expectativa era de que o produto tivesse um bom desempenho na estrada, após os resultados encontrados em laboratório.

“O GreenFlex reduz muito a possibilidade de trincamentos e afundamentos na pista, contribuindo para dar mais segurança e conforto ao usuário”, comenta o especialista.

Para chegar ao produto, a Stratura realizou diversos testes e misturas em seus laboratórios para, em seguida, fazer a avaliação técnica do material, produzir o asfalto reciclado industrialmente e enviá-lo para a construção do trecho experimental da rodovia, que foi feita em parceria com a Dow Brasil.

De acordo com a cientista de Desenvolvimento e Aplicação da Dow Brasil, Renata de Oliveira Pimentel, a parceria com a indústria é fundamental para criar soluções que tragam benefícios para todos.

“Se conseguíssemos levar esta solução para todos os trechos pavimentados do país, poderíamos retirar em torno de 800 mil toneladas de plásticos do sistema”, ela ressalta.

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