Espaço Sobratema
Assessoria de Imprensa
09/11/2012 08h01 | Atualizada em 09/11/2012 11h00
O uso do Light Steel Framing (LFS) se ampliou significativamente na última década no Brasil. Muito usado em países como Estados Unidos, Japão, África do Sul, Austrália e Chile, tem como principais vantagens, a redução no prazo de execução da obra, material estrutural em aço mais leve e com maior resistência à corrosão, durabilidade, maior precisão na montagem de paredes e pisos, desperdício e perda de material reduzidos, custo reduzido e material 100% reciclável e incombustível.
De acordo com Catia Mac Cord, diretora do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), o sistema de construção seca passou a ser aplicado, não só em residências unifamiliares, mas também em
...O uso do Light Steel Framing (LFS) se ampliou significativamente na última década no Brasil. Muito usado em países como Estados Unidos, Japão, África do Sul, Austrália e Chile, tem como principais vantagens, a redução no prazo de execução da obra, material estrutural em aço mais leve e com maior resistência à corrosão, durabilidade, maior precisão na montagem de paredes e pisos, desperdício e perda de material reduzidos, custo reduzido e material 100% reciclável e incombustível.
De acordo com Catia Mac Cord, diretora do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), o sistema de construção seca passou a ser aplicado, não só em residências unifamiliares, mas também em edifícios multiandares, de até quatro ou cinco andares, e em fechamento de edifícios. “Empreendimentos comerciais também têm utilizado o sistema”, afirma.
Para os próximos anos, as perspectivas de crescimento são muito positivas em razão das demandas da construção sustentável. “Não adianta apenas projetar as edificações com sistemas de energia mais eficientes e menos poluentes. É preciso escolher de maneira integrada os processos e os materiais construtivos, pensando na menor geração de resíduos, reaproveitamento futuro e reciclagem com lixo zero”, explica Mac Cord.
Apesar das boas perspectivas de crescimento e dos inúmeros benefícios, os fatores culturais ainda são um entrave que dificultam a disseminação rápida desse sistema. O LSF é uma edificação que utiliza esqueleto estrutural projetado para dar forma e suportar a edificação, sendo composta por elementos leves os perfis formados a frio (PFF). “Com isso, o sistema acaba confrontando com os tradicionais elementos pesados utilizados no mercado”, avalia Mac Cord. “No entanto, a leveza dos materiais não traz nenhuma desvantagem em relação à segurança ou conforto”, acrescenta.
Para quebrar conceitos pré-estabelecidos sobre o LSF, o CBCA em parceria com a Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção promoverá na Construction Expo 2013 – 2ª Feira Internacional de Edificações e Obras de Infraestrutura, o I Salão da Construção Seca, que reunirá a cadeia produtiva do Light Steel Framing, incluindo fabricantes de materiais, de insumos, de acessórios, de ferramentas e máquinas para instalação do sistema, construtoras, montadoras, projetistas, calculistas e demais empresas de prestação de serviços.
“O I Salão da Construção Seca, certamente, contribuirá para a difusão e troca de informações ampliando conhecimento, mudando paradigmas e mostrando as vantagens e diferenciais competitivos desse sistema”, avalia Mac Cord. O espaço exclusivo mostrará como as empresas desse segmento estão prontas para atender a demanda crescente de obras. No mesmo local, também haverá a exposição da cadeia produtiva do Drywall.
A Construction Expo 2013 irá reunir toda a cadeia da construção, integrando as principais construtoras e entidades do país em busca de soluções para os desafios das obras de edificações e da infraestrutura brasileira. O evento está marcado para 5 a 8 de junho do próximo ano, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.
Congresso
Simultaneamente à feira, haverá um Congresso que irá debater os temas mais importantes para o setor da construção, sendo palco de difusão de informações e troca de experiências entre profissionais, representantes e empresas desse segmento.
Resultado da participação das mais representativas entidades nacionais e internacionais, construtoras, fornecedores, universidades e renomados profissionais do setor da construção, o Congresso terá uma programação ampla com temas atuais, como desenvolvimento tecnológico, segurança e conformidade, alinhado às grandes metas setoriais da qualidade.
Informações: www.constructionexpo.com.br
23 de maio 2019
08 de novembro 2018
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade