Assessoria de Imprensa
24/02/2023 08h48 | Atualizada em 01/03/2023 14h07
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a construção e exploração de estrada de ferro localizada entre São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) pelo prazo de 99 anos.
Trata-se de um requerimento particular da TAV Brasil (Empresa Brasileira de Trens de Alta Velocidade).
Publicada no Diário Oficial da União (DOU) de quarta-feira (22), a decisão foi a 39ª autorização ferroviária aprovada desde a criação do modelo de operação, cujo objetivo é viabilizar investimentos do setor privado na construção de ferrovias, sem a necessidade de leilão e pagamentos de outorga.
...A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a construção e exploração de estrada de ferro localizada entre São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) pelo prazo de 99 anos.
Trata-se de um requerimento particular da TAV Brasil (Empresa Brasileira de Trens de Alta Velocidade).
Publicada no Diário Oficial da União (DOU) de quarta-feira (22), a decisão foi a 39ª autorização ferroviária aprovada desde a criação do modelo de operação, cujo objetivo é viabilizar investimentos do setor privado na construção de ferrovias, sem a necessidade de leilão e pagamentos de outorga.
"As autorizações são um instrumento estratégico que fomenta a competitividade, o equilíbrio da matriz de transportes e a multimodalidade, como no caso do transporte de cargas e de passageiros", afirmou o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale.
“O objetivo é promover o desenvolvimento da malha ferroviária brasileira de forma mais célere e desburocratizada e conectar de forma mais ampla a malha férrea aos grandes portos brasileiros", ressaltou.
Após assinatura do Contrato de Adesão pela ANTT, as empresas devem assinar o documento no prazo de 30 dias.
Além disso, existem outros marcos que precisam ser respeitados nos próximos anos – como apresentação de licença ambiental prévia e licença de instalação e licença de operação – cada um com seus devidos prazos.
A partir das autorizações, cabe a cada empresa conduzir as tratativas para tirar o projeto do papel, assumindo os riscos do negócio. Assim, serão da iniciativa privada – e não do Estado – as obrigações de obtenção dos licenciamentos, o desenvolvimento dos projetos de engenharia e de viabilidade socioambiental, a busca de financiamento e definição das etapas da obra.
Enquanto isso, a ANTT faz o acompanhamento dos projetos em todas as autorizações.
Até o momento, das 39 autorizações deliberadas pela Agência, 33 tiveram contratos de adesão assinados e 6 estão em vias de assinatura para a implantação de novas estradas de ferro pelo regime de autorização.
A projeção de recursos privados desses empreendimentos já autorizados ultrapassa R$ 170 bilhões, com previsão de 12 mil km de novos trilhos, cruzando 19 unidades da Federação.
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