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20/02/2013 09h03
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) lançou na terça-feira (19) um plano de integração hidroviária, com projeções de demanda e indicações de possíveis novos terminais nos principais corredores fluviais do país.
Na hidrovia Paraná-Tietê, por exemplo, a projeção da Antaq é a de que o total de cargas movimentadas aumente de 26,3 milhões de toneladas, em 2015, para 50,6 milhões de toneladas, em 2030. Açúcar, soja e milho são os principais produtos. O estudo indica localizações favoráveis para a instalação de novos terminais, mas não faz estimativas de investimentos necessários para tirar esses projetos do papel.
De acordo com Pedro Brito, diretor-geral da Antaq, o Plano Nacional de Integração Hidroviária (PNI
...A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) lançou na terça-feira (19) um plano de integração hidroviária, com projeções de demanda e indicações de possíveis novos terminais nos principais corredores fluviais do país.
Na hidrovia Paraná-Tietê, por exemplo, a projeção da Antaq é a de que o total de cargas movimentadas aumente de 26,3 milhões de toneladas, em 2015, para 50,6 milhões de toneladas, em 2030. Açúcar, soja e milho são os principais produtos. O estudo indica localizações favoráveis para a instalação de novos terminais, mas não faz estimativas de investimentos necessários para tirar esses projetos do papel.
De acordo com Pedro Brito, diretor-geral da Antaq, o Plano Nacional de Integração Hidroviária (PNIH) será discutido com investidores interessados em projetos de hidrovias e terá revisões periódicas. "Esse plano só tem sentido se for de utilidade para o governo, para planejamento, mas também para o mercado", disse Brito, em cerimônia de lançamento do estudo, na Confederação Nacional dos Transportes (CNT).
O secretário-executivo da Secretaria de Portos, Mário Lima, ressaltou que o crescimento econômico do país tem passado pelo Centro-Oeste e pela Amazônia, duas regiões com alto potencial de desenvolvimento de corredores hidroviários.
09 de janeiro 2020
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