P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Logística
Voltar

Logística

Ampliação de cais flutuante na Amazônia

Ampliação do Porto de Chibatão, no Rio Negro (AM) conta com aplicação de três guindastes terex® all-terrain

Assessoria de Imprensa

30/01/2014 08h52


O porto de Chibatão, que faz parte da zona franca de Manaus, passou por recente ampliação do seu cais flutuante, contando com a aplicação de três guindastes Terex Todo-Poderoso, da Tomiasi Logística Pesada. A principal peculiaridade do porto está no fato de que os navios que aportam para descarregamento ficam ancorados em um cais flutuante com 450 m de comprimento.

Esse cais consegue atender até quatro embarcações com calado entre 12 a 20 metros, sendo ligado a terra por uma ponte que é parcialmente flutuante e parcialmente apoiada por pilares. As instalações da Tomiasi ficam na mesma região, o que facilitou o transporte das máquinas por uma barcaça levando apenas 40 minutos. Depois disso, a empresa levava apenas uma hora para de

...

O porto de Chibatão, que faz parte da zona franca de Manaus, passou por recente ampliação do seu cais flutuante, contando com a aplicação de três guindastes Terex Todo-Poderoso, da Tomiasi Logística Pesada. A principal peculiaridade do porto está no fato de que os navios que aportam para descarregamento ficam ancorados em um cais flutuante com 450 m de comprimento.

Esse cais consegue atender até quatro embarcações com calado entre 12 a 20 metros, sendo ligado a terra por uma ponte que é parcialmente flutuante e parcialmente apoiada por pilares. As instalações da Tomiasi ficam na mesma região, o que facilitou o transporte das máquinas por uma barcaça levando apenas 40 minutos. Depois disso, a empresa levava apenas uma hora para deixa-los pronto para a operação. "A dificuldade estava no fato de que tínhamos que realizar uma elevação tripla com guindastes sobre barcaças", disse Jander Roque, Analista Comercial na Tomiasi.

"A carga de cada seção era de 320 t a 360 t. Nós temos um guindaste Terex sobre esteiras que poderia fazer o trabalho se estivesse em terra. Porém, nesse caso, para distribuir a carga em várias barcaças usamos três guindastes Terex Todo-terreno, sendo um AC 200-1, um AC 350/6 e um AC 500-2", acrescentou. As secções da ponte também foram transportadas por barcaça e posicionadas próximas aos guindastes. A operação foi desenvolvida por oito profissionais da empresa: três operadores, quatro auxiliares e um coordenador de elevação.

"Operar a partir de barcaças é uma operação extremamente delicada e precisa. Devido à nossa localização no Amazonas, na Tomiasi somos bastante experientes, mas nunca deixa de ser um desafio", disse Enoque Neto. "Nesse tipo de operação, o monitoramento da carga é essencial. É por isso que o uso de três guindastes Terex Todo-terreno com sistema de controle IC 1 é útil. Sabemos que as medidas são precisas e consistentes nos guindastes. Com tudo correndo de acordo com o planejado e sem atrasos por causa do tempo, conseguimos concluir o trabalho em apenas cinco dias", concluiu.

 

 

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade