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Alta tecnologia para tratamento de túneis chega ao Brasil para revolucionar o mercado tuneleiro

Assessoria de Imprensa

23/08/2012 11h11 | Atualizada em 23/08/2012 14h18


Um sistema inovador para perfuração e tratamento de solo em túneis, que otimiza tempo e reduz o investimento operacional, chega ao Brasil e promete alavancar ainda mais as obras no país.

Atualmente no Brasil as empresas especializadas em tratamento de túneis utilizam um método antigo e com pouca tecnologia, que consiste na perfuração do furo com um diâmetro maior que o diâmetro do tubo (Schedule) a ser enfilado, e com um alto número de manobras de operacionalização.

Utilizando o método tradicional verificam-se diversas dificuldades como:

Fechamento do furo após a perfuração;

Grande quantidade de recalque do terreno devido ao diâmetro do furo ser maior do que o tubo a ser enfilado;

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Um sistema inovador para perfuração e tratamento de solo em túneis, que otimiza tempo e reduz o investimento operacional, chega ao Brasil e promete alavancar ainda mais as obras no país.

Atualmente no Brasil as empresas especializadas em tratamento de túneis utilizam um método antigo e com pouca tecnologia, que consiste na perfuração do furo com um diâmetro maior que o diâmetro do tubo (Schedule) a ser enfilado, e com um alto número de manobras de operacionalização.

Utilizando o método tradicional verificam-se diversas dificuldades como:

Fechamento do furo após a perfuração;

Grande quantidade de recalque do terreno devido ao diâmetro do furo ser maior do que o tubo a ser enfilado;

Maior quantidade de calda injetada após o enfilamento;

Tempo de operacionalização da obra muito extenso.

Incerteza de que a  metragem a ser tratada foi realmente enfilada;

Mão de obra numerosa para a execução do projeto.

Inovação no produto

O sistema H&W para tratamento de solo em túneis foi desenvolvido na Espanha, pelos sócios fundadores da empresa Hard & Wear Technologies: Sr. José Ignacio Zabala e Sr. Francisco Luis Larranaga, e está sendo comercializado no Brasil pela Sidrasul.

O método consiste na perfuração e inserção do revestimento em uma única operação. Durante o processo de perfuração utiliza-se o equipamento RoX, produzido e patenteado pela fabricante finlandesa Robit, que é a fornecedora exclusiva de produtos para a H&W.

Com a utilização do sistema as empresas que executam as obras obtêm inúmeras vantagens como:

Otimização do tempo durante a perfuração (muito menor que o sistema tradicional);

Segurança operacional;

Garantia da execução do trabalho de enfilagem em toda metragem tratada (sem obstrução do furo);

Elimina da necessidade de utilizar o Jet-Grouting;

Redução dos custos operacionais;

Sistema preparado para uso juntamente com jumbo e carro de perfuração.

Como principais características tecnológicas, destacam-se o sistema de travamento espiral automático e a solda automatizada entre a sapata e o primeiro tubo a ser enfilado.

Na Espanha a tecnologia H&W foi utilizada nas obras do Túnel do Metrô de Bilbao, Túnel de Barcelona, Túnel de Málaga e as principais construções de túneis e metrôs do país.

A chegada do sistema H&W ao Brasil

No Brasil o sistema H&W foi utilizado pela primeira vez na obra do Rodoanel Leste, em Ribeirão Pires (SP), que tem como empresa responsável pela execução, a Contern – Construções e Comércio Ltda. A Toniolo, Busnello, construtora contratada para a escavação do Túnel Santa Luzia, testou e aprovou esta tecnologia inovadora.

No teste inicial com o sistema H&W, a Toniolo Busnello executou dois lances de 12 metros com Jumbo, e segundo o engenheiro responsável pela obra dos Túneis, Sr. Thiago de Sá Lima, o resultado obtido superou as expectativas.

Foram 25 minutos de perfuração para cada lance, sendo os 06 primeiros metros de perfuração em solo e os 06 últimos metros de perfuração em rocha.

1° Tubo – 1’ 30”

2° Tubo – 3’ 00”

3° Tubo – 5’ 00”

4° Tubo – 15’ 00”

O tempo total de operacionalização ficou em 50 minutos, por lance, durante o teste do sistema H&W.

Utilizando o método tradicional o tempo estimado para a conclusão de cada lance era de 1h30, para a perfuração de solos sem formações rochosas, pois existem os agravantes de encontrar rochas durante a perfuração ou de ocorrer a obstrução do furo durante processo, fatores que elevam ainda mais o tempo e o custo operacional.

Com o sistema H&W estes problemas ficam extintos e os responsáveis pelas obras têm a garantia do avanço da perfuração e conclusão do projeto com segurança e estabilidade.

O desempenho do sistema H&W no túnel Santa Luzia foi tão significativo para alavancar a execução da obra, que após o teste as empresas responsáveis adquiriram 1.536m de enfilagem, com a Sidrasul, para dar sequência ao projeto de conclusão do túnel.

 

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