Assessoria de Imprensa
10/10/2023 12h13
A Alacero (Associação Latino-Americana do Aço) realiza nos dias 8 e 9 de novembro o congresso Alacero Summit, espaço de encontro da indústria do aço da região para troca de conhecimentos, experiências e soluções inovadoras.
O evento, que acontece no Transamérica Expocenter, em São Paulo, reúne cerca de 800 executivos de empresas como ArcelorMittal, DeAcero, Gerdau, Ternium, Primetals, Danieli e Vale, dentre outras.
Nesta edição serão promovidos debates sobre temas-chave para o setor, como mercados e geopolítica, Inovação e indústria 4.0, sustentabilidade e transição
...A Alacero (Associação Latino-Americana do Aço) realiza nos dias 8 e 9 de novembro o congresso Alacero Summit, espaço de encontro da indústria do aço da região para troca de conhecimentos, experiências e soluções inovadoras.
O evento, que acontece no Transamérica Expocenter, em São Paulo, reúne cerca de 800 executivos de empresas como ArcelorMittal, DeAcero, Gerdau, Ternium, Primetals, Danieli e Vale, dentre outras.
Nesta edição serão promovidos debates sobre temas-chave para o setor, como mercados e geopolítica, Inovação e indústria 4.0, sustentabilidade e transição energética.
“Precisamos falar sobre as oportunidades e desafios que temos em comum: a descarbonização e a contribuição para o desenvolvimento econômico e social da indústria de aço local, especialmente diante da ameaça da produção chinesa”, diz Alejandro Wagner, diretor executivo da Alacero.
Para cada tonelada de aço produzida, destaca Wagner, as empresas latino-americanas emitem 1,6 toneladas de CO2, número inferior à média mundial de 1,8 toneladas, segundo a worldsteel.
“Para atingir os objetivos de redução das emissões de CO2 até 2050 são necessários conscientização, discussão, ação e projetos de toda a indústria em conjunto”, afirma.
No primeiro dia, Vikram Mansharamani, especialista em tendências globais, aborda o mito da globalização e comenta porque a regionalização é importante.
Depois, Máximo Vedoya, CEO da Ternium, traz uma análise das oportunidades de reindustrialização para a América Latina.
Brian Winter, analista político para a América Latina e editor-chefe do Americas Quarterly, apresenta perspectivas sobre o futuro da região e o impacto da reindustrialização no desenvolvimento econômico.
O bloco inovação e indústria 4.0 traz David Gutiérrez, CEO do Grupo Deacero, para falar sobre inovação e tecnologias aplicadas à indústria, enquanto Santiago Bilinkis, empresário e tecnólogo, ilustra como a inteligência artificial está impactando a indústria manufatureira.
A sessão conta ainda com dois painéis de discussão e apresentação de cases: o primeiro sobre tecnologias e digitalização com as grandes empresas Primetals, Danieli e Russula, e o segundo com startups tecnológicas que estão fornecendo soluções para a indústria, como Agilean e Kraftblock.
No segundo dia, Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, aprofunda como o setor impacta positivamente as comunidades por meio da promoção da educação, habitação, saúde e cultura.
Em seguida, são apresentados os casos específicos do setor e da cadeia de valor do Grupo Techint, ArcelorMittal, Gerdau, Vale e Whirlpool.
Sobre o tema da transição energética, Marcelo Martínez Mosquera, presidente do Departamento de Energia da União Industrial Argentina, oferece uma visão global da energia no mundo e da transição energética.
Em seguida, Jefferson De Paula, presidente da ArcelorMittal Brasil, CEO Aços Longos e Mineração LATAM, avalia como a indústria latino-americana está enfrentando esse desafio e, por fim, em um painel de casos, empresas de energia, como a Engie, explicam como os recursos naturais constituem uma oportunidade para a região.
22 de novembro 2024
21 de novembro 2024
21 de novembro 2024
21 de novembro 2024
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade