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Aeroporto de Macaé inaugura nova pista

Além da pista de 1.410 m de extensão, o projeto do Consórcio Bem Voar para a Zurich Airport Brasil também contempla um novo pátio de aeronaves com 10 mil m²

Assessoria de Imprensa

18/06/2025 13h38


Na terça-feira (17), a nova pista do aeroporto da cidade fluminense foi entregue à Zurich Airport Brasil pelo Consórcio Bem Voar, formado pela Construtora Barbosa Mello (CBM) e Engeform.

Com investimento de R$ 220 milhões, a nova pista de 1.410 m de extensão habilita o terminal a receber turboélices e jatos.

Além da pista, o projeto também contempla um novo pátio de aeronaves, com 10 mil m².

Homologada pela ANAC em abril, todas as obras obrigatórias foram conclu&iacu

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Na terça-feira (17), a nova pista do aeroporto da cidade fluminense foi entregue à Zurich Airport Brasil pelo Consórcio Bem Voar, formado pela Construtora Barbosa Mello (CBM) e Engeform.

Com investimento de R$ 220 milhões, a nova pista de 1.410 m de extensão habilita o terminal a receber turboélices e jatos.

Além da pista, o projeto também contempla um novo pátio de aeronaves, com 10 mil m².

Homologada pela ANAC em abril, todas as obras obrigatórias foram concluídas, assim como os testes operacionais e o comissionamento dos ativos.

Tecnologia Iniciada em julho de 2023, a primeira fase do projeto utilizou uma solução inovadora de engenharia, com a aplicação de geodreno (Prefabricated Vertical Drain – PVD) para acelerar o adensamento de solo mole, melhorar a estabilidade e reduzir recalques ao longo do tempo.

De acordo com o consórcio, a tecnologia foi decisiva para superar o desafio de executar um grande volume de terraplenagem em tempo reduzido.

“O solo úmido da região era uma preocupação, pois precisávamos finalizar o aterro de sobrecarga antes do início do período chuvoso e removê-lo em tempo hábil para executar a terraplenagem até março de 2024”, explica Márcio André Coelho Reis, superintendente de obras da CBM.

“A adoção de geodrenos e tecnologias de controle de produção aplicadas aos equipamentos foram essenciais para essa otimização”, completa.

Além da engenharia de inovadora, Reis destaca a excelência operacional e tecnológica da obra.

“Integramos soluções como modelagem BIM 3D, uso de machine control embarcado nos equipamentos e mensuração de performance por meio de sistema de gestão de frotas com recursos pioneiros no mercado”, diz ele.

“Esses diferenciais contribuíram diretamente para a antecipação dos prazos e o cumprimento do orçamento”, comenta.

Integração – Segundo Luiz Vono, gerente de contrato da CBM, a obra contou com forte integração entre as empresas do consórcio e a contratante.

“Uma obra desafiadora como essa só foi possível por meio dessa parceria”, destaca Vono.

Para o presidente da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse, a inauguração realça o compromisso da empresa em desenvolver as regiões onde atua.

“Esse investimento reforça a nossa crença no potencial da região”, afirma.

Confira abaixo os números da obra:

  • Terraplenagem: 1,13 milhão de m³
  • Colchão drenante: 80 mil m³
  • Geodrenos instalados: +214 mil m
  • Geocélulas (Neoloy): 37,5 mil m²
  • Drenagem (pré-moldados): 1,5 mil m
  • Pavimento flexível (CAUQ): +10,6 mil t
  • Pavimento rígido (concreto): 7 mil m³
  • Plantio de grama e hidrossemeadura: 373 mil m²
  • Inspeções realizadas: +3,9 mil
  • Horas trabalhadas sem acidentes: +870 mil

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