Assessoria de Imprensa
17/04/2024 12h16 | Atualizada em 17/04/2024 12h23
A ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias) divulga nesta quarta-feira (17/4) a nova edição de seu relatório anual de atividades, que reúne as principais entregas, inovações e números do setor de concessão de rodovias no ano de 2023.
Um dos pontos de destaque no documento é o recorde histórico de investimento de R$ 12 bilhões (capex) pelas concessionárias de rodovias em 2023, com expectativa de que "o setor de concessão dobre seu tamanho nos próximos cinco anos".
O relatório – que pode ser baixado neste
...A ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias) divulga nesta quarta-feira (17/4) a nova edição de seu relatório anual de atividades, que reúne as principais entregas, inovações e números do setor de concessão de rodovias no ano de 2023.
Um dos pontos de destaque no documento é o recorde histórico de investimento de R$ 12 bilhões (capex) pelas concessionárias de rodovias em 2023, com expectativa de que "o setor de concessão dobre seu tamanho nos próximos cinco anos".
O relatório – que pode ser baixado neste link – consolida ainda iniciativas e ações nos segmentos governança, regulatório, legislativo, imagem setorial, planejamento, tecnologia e segurança viária.
“Os eventos destacados na nossa revista traduzem uma pequena amostra dos pontos altos do ano”, destaca o diretor-presidente da ABCR, Marco Aurélio Barcelos.
“Tanto sob o ponto de vista quantitativo, quanto qualitativo, os acontecimentos observados em 2023 sinalizam avanços e aguçam um sentimento de otimismo e entusiasmo sobre os rumos que as concessões de rodovias estão tomando”, aponta.
Governança e compliance – Segundo o documento, o setor atingiu uma maturidade no último ano em relação às ações de compliance e governança, com destaque especial para o lançamento de projeto em parceria com o Pacto Global da ONU.
A Rede de Integridade é uma iniciativa que visa consolidar uma cadeia de entidades representativas para promover a cultura da ética e da integridade no setor.
A ABCR também aderiu ao Call-to-action, iniciativa para que os governos movam esforços para combater a corrupção dentro das organizações.
Regulatório – Durante 2023, a entidade lidou com desafios como a variação de preços de insumos de obras em rodovias decorrente da Covid-19 e da Guerra Rússia-Ucrânia, assim como a variação do volume de tráfego nas rodovias, entre outros temas.
Imagem setorial – Baseado no tripé visibilidade, reconhecimento e influência, o Plano de Comunicação de 2021 a 2023 trouxe avanços importantes, diz a ABCR.
‘Um deles foi o Rodovias do Futuro, evento promovido em parceria com a ANTT e Artesp, que reuniu cerca de 1.900 participantes”, ressalta.
“Outro destaque da frente de imagem setorial foi a criação do Fórum Diversidade e Inclusão ABCR, em março de 2023, com a proposta de aprimorar as práticas do setor com plano de trabalho, compartilhamento de iniciativas e reuniões mensais", completa.
Planejamento – O Planejamento Estratégico 2021-2023/2030 concluiu o primeiro triênio em dezembro de 2023, marcando um período de importantes avanços para a Associação e o setor de concessão de rodovias.
“Com base em entrevistas com atores relevantes do Poder Público, Concessionárias e outras entidades do ecossistema, e na avaliação das metas e diretrizes planejadas, o balanço desse ciclo destacou o papel fundamental da ABCR como representante legítima das concessionárias”, acrescenta.
Inovação – Em 2023, avanços na modernização da operação das rodovias concedidas impulsionara a eficiência e a segurança nos trechos.
“Uma delas foi a implantação do primeiro sistema de livre passagem do Brasil, conhecido como free-flow, no trecho administrado pela CCR RioSP”, observa a entidade.
“Também teve início a pesagem de veículos em movimento, em trecho sob gestão da Ecovias do Cerrado”, informa.
Segurança viária – Uma das ações destacadas é o Movimento Afaste-se, que busca conscientizar e orientar os motoristas a se afastarem quando virem uma equipe de trabalho ou atendimento médico e mecânico na rodovia.
O movimento foi capitaneado pela CCR e teve adesão da Arteris e Ecorodovias.
18 de dezembro 2024
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