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Revista GC - Ed.69 - Maio 2016
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Canteiro de Obras - Desmobilização

Vitrine de usados

A desmobilização de canteiros de obras abre espaço para uma grande oportunidade, com a venda de equipamentos usados

Um dos mais importantes aspectos relacionados à obra da usina de Belo Monte, no rio Xingu, no Pará, é a desmobilização dos canteiros. Com a entrada da obra na reta final, esse processo já começou e abre um universo de oportunidades para empresas e negócios locais. De acordo com o Consórcio Construtor de Belo Monte (CCBM), todos os itens relacionados ao canteiro já estão disponibilizados para comercialização,  desde uma simples calculadora a equipamentos de ginástica, passando por cozinhas industriais e ambulatórios, até os equipamentos de grande porte.  Caminhões articulados, betoneiras, retroescavadeiras, basculantes, perfuratrizes, motoniveladoras, grupos geradores e caminhões fora de estrada já estão entre os principais itens que criam uma importante janela de negócios para locadores ou construtoras. Toda a frota do CCBM tem aproximadamente quatro anos de uso.

Um primeiro de 84 lotes de máquinas industriais e equipamentos de infraestrutura já foi comercializado por meio de leilão, através do portal Superbid, uma plataforma online de leilões presente em cinco


Um dos mais importantes aspectos relacionados à obra da usina de Belo Monte, no rio Xingu, no Pará, é a desmobilização dos canteiros. Com a entrada da obra na reta final, esse processo já começou e abre um universo de oportunidades para empresas e negócios locais. De acordo com o Consórcio Construtor de Belo Monte (CCBM), todos os itens relacionados ao canteiro já estão disponibilizados para comercialização,  desde uma simples calculadora a equipamentos de ginástica, passando por cozinhas industriais e ambulatórios, até os equipamentos de grande porte.  Caminhões articulados, betoneiras, retroescavadeiras, basculantes, perfuratrizes, motoniveladoras, grupos geradores e caminhões fora de estrada já estão entre os principais itens que criam uma importante janela de negócios para locadores ou construtoras. Toda a frota do CCBM tem aproximadamente quatro anos de uso.

Um primeiro de 84 lotes de máquinas industriais e equipamentos de infraestrutura já foi comercializado por meio de leilão, através do portal Superbid, uma plataforma online de leilões presente em cinco países da América Latina, que atua também com lances presenciais. O leilão incluiu equipamentos como máquinas de solda, bombas, lotes de ar-condicionado, triturador de alimentos e bicicletas ergométricas, entre outros. Entre os destaques ofertados, estavam dois tipos de bombas (submersível e centrífuga), máquinas de solda diversas, um lote de condicionadores de ar diversos e cortinas de ar, entre outros materiais.

Outra empresa que está comercializando os materiais empregados em Belo Monte é a Lotti Leilões. Segundo Marcos Garroti, da Lotti, os equipamentos podem ser comercializados de diversas formas, dependendo da sua absorção no mercado. No caso de veículos, caminhões e equipamentos diversos, a opção foi pelo formato de leilão, de forma online e presencial, que permite igualdade de disputa a todos os interessados. Garroti lembra que o uso dos leilões online permite a participação de um maior número de interessados, eliminando o monopólio de compradores que existia há algum tempo atrás.

“Em se tratando de equipamentos muito específicos, optamos pelo “spot”, com um trabalho individual item a item e cliente a cliente. Desta maneira aproveitamos todo o potencial de cada equipamento, e a necessidade de cada comprador”, diz ele. No caso de Belo Monte, a empresa irá comercializar equipamentos diversos, desde veículos leves, escavadeiras, sucata, até mesmo caminhões fora de estrada e pás carregadeiras.

Segundo Garroti, os compradores, além de encontrarem um preço muito abaixo do valor de mercado, contam com o histórico de manutenção. “Este segmento está sempre em alta, pois é sempre um bom negócio para quem vende e para quem compra, que consegue  itens com preços muito atrativos”, diz ele. A retirada dos bens é por conta dos compradores, sendo agendada no escritório do leiloeiro, para garantir agilidade ao processo. O executivo explica que é necessário um trabalho de seleção e especificação dos bens comercializados, favorecendo o direcionamento dos produtos, seja para pessoas físicas, que compram em sua maioria veículos leves, seja para consumidores finais de máquinas e equipamentos de maior porte, seja para investidores de olho no mercado externo. “O valor alcançado na comercialização destes bens é resultado do cruzamento de dados como a depreciação dos bens e o valor de absorção do mercado, sendo sempre atrativo a todos os participantes”, disse ele.

No caso da Lotti Leiões, os interessados podem se cadastrar no site através de http://www.lottileiloes.com.br/cadastre-se/#principal, para receber informações sobre todos os leilões em andamento. “Como fruto da nossa parceria com o Consórcio Construtor Belo Monte, em apenas um leilão vendemos quase todos os 80 lotes de veículos disponibilizados. E posteriormente, vendemos oito Pás Carregadeiras 988H, itens que constituem um grande patrimônio e que são de difícil absorção no mercado nacional”, diz Garroti.

Mercado internacional

Existe inclusive um mercado internacional para esse tipo de negócio. Clayton Rocha, depois de 20 anos de atuação na Caterpillar, por onde se aposentou, iniciou nova atividade na Iron Planet, uma das líderes do segmento de leilões online nos Estados Unidos. A empresa vem empregando diversos canais de comercialização dos equipamentos de Belo Monte, tais como venda direta ao mercado interno brasileiro, venda direta ao exterior ou venda via leilão. “Como estas máquinas estão em um lugar de difícil acesso, seria inócuo utilizar leilão in loco. Por isso, a plataforma da Iron Planet é perfeita para o suporte que o empreendimento necessita, pois temos quase dois milhões de inscritos em nosso banco de dados”, diz ele.  A desmobilização inclui mais de mil máquinas disponíveis desde a linha amarela a diversos outros segmentos.

No entanto, segundo Rocha, o mercado interno do Brasil está atualmente  em baixa. “Para os clientes do exterior, tudo dependerá dos preços que serão praticados, pois existe um fator complicador que são os fretes para transporte. Além disso, no caso das máquinas, se não possuírem os índices mínimos de emissão de gases permitidos, não podem entrar nos Estados Unidos e boa parte dos países da Europa.

Segundo Clayton Rocha, outro fator adverso é a grande quantidade de máquinas no mercado externo. Entre os principais compradores estão empresas que adquirem as máquinas para utilização própria e os “brokers”, que irão revendê-las. No caso dos leilões internacionais, explica ele, utiliza-se preço aberto ou reserva de preços. Ele recomenda que os interessados se cadastrem no site www.ironplanet.com, e acompanhem a plataforma de leilões diários, que abrangem desde máquinas pesadas até automóveis, ou instalações petrolíferas ou industriais. “Somos conhecidos por nossa rigorosa inspeção das maquinas. Já vendemos uma máquina de R$ 1 milhão de dólares devido a nossa confiabilidade”, finaliza.

 

 

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