A Construction Expo 2013 será palco para a apresentação inédita de um verdadeiro épico da Engenharia brasileira: a construção em andamento da Arena Corinthians, que acontece em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo. Nem é preciso falar sobre a dimensão e importância de qualquer fato que envolva o Sport Club Corinthians Paulista, que possui a segunda maior torcida do Brasil. Apesar de deter tantas glórias, o clube amargurava, até o ano passado, pela ausência de um título de Campeão da Taça Libertadores da América, e pelo fato de ser o único grande time de São Paulo que não tinha um estádio à sua altura.
O título da Libertadores foi a grande façanha alcançada pelo time de Tite, em 2012, mobilizando uma legião de torcedores até o Japão e, literalmente, paralisando São Paulo no dia do jogo. Já o estádio é uma façanha atribuída ao ex-presidente Andrés Sánchez , que não economizou esforços e sola do pé, e receberá como prêmio o jogo de abertura da Copa Fifa de 2014. Mas, é justamente Sanches
A Construction Expo 2013 será palco para a apresentação inédita de um verdadeiro épico da Engenharia brasileira: a construção em andamento da Arena Corinthians, que acontece em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo. Nem é preciso falar sobre a dimensão e importância de qualquer fato que envolva o Sport Club Corinthians Paulista, que possui a segunda maior torcida do Brasil. Apesar de deter tantas glórias, o clube amargurava, até o ano passado, pela ausência de um título de Campeão da Taça Libertadores da América, e pelo fato de ser o único grande time de São Paulo que não tinha um estádio à sua altura.
O título da Libertadores foi a grande façanha alcançada pelo time de Tite, em 2012, mobilizando uma legião de torcedores até o Japão e, literalmente, paralisando São Paulo no dia do jogo. Já o estádio é uma façanha atribuída ao ex-presidente Andrés Sánchez , que não economizou esforços e sola do pé, e receberá como prêmio o jogo de abertura da Copa Fifa de 2014. Mas, é justamente Sanches que destaca o que considera o fato mais significativo representado pelo empreendimento, na sua opinião. “O desenvolvimento da Zona Leste será o legado do Corinthians com a construção do estádio”, enfatiza.
E o salão temático Arena Corinthians, realizado dentro da Construction Expo 2013, será uma boa maneira para o grande público conhecer melhor a importância desse empreendimento.“Será uma grande oportunidade para o cidadão brasileiro ter noção da importância desse estádio, do desafio que está sendo a sua construção, e do que ele vai representar para a região da Zona Leste. Como não é possível a todo mundo ter acesso para ver a obra, nada melhor do que aproveitar esse momento (a Construction Expo 2013) para conhecer os benefícios que o empreendimento trará para todos”, enfatiza.
A promessa de construção do estádio do Corinthians atravessou gerações e contou com o lançamento de inúmeros projetos e maquetes, que alimentavam a esperança e a decepção do torcedor, por um lado, e a rivalidade com outras torcidas, por outro lado. Por isso, o início da obra, já a partir da escolha do terreno, em Itaquera, amplificou a curiosidade e o debate de toda a população paulistana. Muitos desacreditaram o projeto em virtude das dificuldades de acesso até a região de Itaquera. No entanto, esse problema será sanado com as obras viárias que estão sendo executadas no entorno do estádio.
Já no início de montagem do canteiro, corintianos e moradores locais fizeram fila em busca de emprego ou porque queriam participar do empreendimento. A Odebrecht Infraestrutura, responsável pela construção, desenvolveu inclusive um programa de treinamento e qualificação para aproveitar a mão de obra da região, fosse para a construção do estádio ou para outros empreendimentos. Até hoje, muitos vão até o empreendimento somente para assistir a construção do seu sonho.
Também não faltaram dificuldades técnicas enfrentadas pela Engenharia. Por exemplo, a presença de uma tubulação petrolífera e os grandes volumes de materiais envolvidos. Para atender aos prazos, priorizou-se o uso de estruturas pré-fabricadas, exigindo volume singular de equipamentos de transporte e elevação: somaram-se assim 11.682 lajes pré-moldadas, 3.274 vigas pré-moldadas, 594 pilares pré-moldados e uma fundação profunda com 3.100 estacas pré-moldadas e estacas raiz. Por fim, a obra prepara-se para entrar na fase final de execução da cobertura.
Durante o Salão da Arena Corinthians, o público poderá acompanhar a sequência da obra, e o épico construtivo que ela se tornou através de painéis, vídeos e fotos. Terá ainda contato com os diversos fornecedores de materiais e insumos do empreendimento, por meio de seus estandes, conhecendo de perto alguns dos segredos que os visitantes da Arena Corinthians terão ao seu dispor.
Para Andrés Sánchez , um dos principais itens que irá diferenciar a Arena Corinthians em relação aos seus adversários, e que ficará evidente no salão da Construction Expo, está na tecnologia e conforto oferecido aos torcedores – uma mudança brutal em comparação ao que era ofertado até aqui. “O Brasil é Pentacampeão do mundo em futebol, mas os seus estádios eram caóticos – banheiros químicos, sem lanchonetes, nem restaurante, nada – sem o mínimo possível de conforto para o cidadão, que era tratado como gado. Nas arenas novas, e com certeza no estádio do Corinthians, o torcedor vai ter muito mais conforto. Vai ter muito mais credibilidade para pagar seu ingresso sabendo que será muito bem recebido e muito bem aceito. Então eu acho que isso representa um “upgrade” dentro dos estádios brasileiros”, disse.
O potencial turístico também é um fator considerado – a arena abrigará o Museu do Corinthians contando a história dos seus quase 103 anos. Para o ex-presidente, o brasileiro ainda não tem uma cultura de visitar museus de futebol. Mas pelo interesse global pelo futebol, e a paixão do torcedor, o estádio pode tornar-se um dos maiores pontos turísticos da cidade no futuro.
“O estádio do Corinthians talvez seja a cereja do bolo para a Zona Leste. E o principal ‘segredo’ que ele traz está no grande desenvolvimento que vai trazer para a região da Zona Leste, com a vinda de empresas, de novos empregos, de turistas, muitas coisas. Isso é o mais importante”, diz Sanches. O projeto do Corinthians engloba programas sociais, que já estão sendo estudados em parceria com a prefeitura de São Paulo, informou.
Para finalizar, o dublê de dirigente técnico e torcedor lembra-se das idas e vindas da construção. “Nunca sonhei liderar esse processo. Tive muito cuidado de não prometer uma coisa que não pudesse cumprir. Porque eu poderia enganar a todo mundo, menos aos meus filhos, que são corintianos. E não queria que fossem enganados como eu fui várias vezes”, confessa. Essa e muitas outras histórias da paixão e do coração corintiano, só mesmo conhecendo a Arena Corinthians para entender. E quem for ao salão temático da Construction Expo 2013 vai poder antecipar essa constatação.
Edição 64
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade