A Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos, promovida pela Sobratema, de 7 a 9 de junho, no São Paulo Expo, em São Paulo, acontecerá em um momento emblemático para o País. O evento coincide com a previsão de início de recuperação da economia, de maneira mais consistente, e traz um pouco mais de otimismo para as empresas da cadeia da construção, um dos setores que mais sentiu o baque da crise.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima que neste ano o Brasil sairá da recessão ao crescer 0,2%, e que em 2018, a economia do país terá um desempenho ainda melhor, com elevação de 1,7% do PIB, ante previsão de 1,5% em janeiro, segundo o relatório "Perspectivas Econômicas Globais". É o índice mais animador dos últimos três anos e abre caminho para que as empresas possam olhar para frente e voltar a vislumbrar um novo cenário, reinvestindo em lançamentos, novidades e, sobretudo, em tecnologia.
Nesse sentido, a BW Expo 2017 – Feira de Serviços e Tecnologias para Gestão Sustentável de Água, Resíduos, Ar e Energia, e a Const
A Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos, promovida pela Sobratema, de 7 a 9 de junho, no São Paulo Expo, em São Paulo, acontecerá em um momento emblemático para o País. O evento coincide com a previsão de início de recuperação da economia, de maneira mais consistente, e traz um pouco mais de otimismo para as empresas da cadeia da construção, um dos setores que mais sentiu o baque da crise.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima que neste ano o Brasil sairá da recessão ao crescer 0,2%, e que em 2018, a economia do país terá um desempenho ainda melhor, com elevação de 1,7% do PIB, ante previsão de 1,5% em janeiro, segundo o relatório "Perspectivas Econômicas Globais". É o índice mais animador dos últimos três anos e abre caminho para que as empresas possam olhar para frente e voltar a vislumbrar um novo cenário, reinvestindo em lançamentos, novidades e, sobretudo, em tecnologia.
Nesse sentido, a BW Expo 2017 – Feira de Serviços e Tecnologias para Gestão Sustentável de Água, Resíduos, Ar e Energia, e a Construction Expo 2017 - 3a Feira de Edificações e Obras de Infraestrutura - Serviços, Materiais e Equipamentos, são importantes termômetros não somente para criar uma atmosfera otimista para o mercado, mas também para aferir a velocidade de recuperação e de perspectivas por parte dos expositores e visitantes. Como diz a antiga canção, “levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”.
A seguir, algumas das novidades que poderão ser encontradas na BW Expo 2017 e Construction Expo 2017.
Fortanks – pré-fabricados de concreto
Com sede no Espírito Santo, a Fortanks oferece ao mercado eficiência, controle de custos e redução dos prazos de execução de projetos industriais, através da construção de tanques em pré-moldado protendido. A Fortanks utiliza o Sistema Soplacas Tank que é uma tecnologia líder na Europa em depósitos pré-fabricados de concreto voltada para empresas de concessão de água e esgoto e indústrias em geral, no que se refere a ETE (Estações de Tratamento de Água) e ETA (Estações de Tratamento de Esgoto).
Por apresentarem um sistema modular, os tanques pré-fabricados em concreto permitem uma construção rápida, econômica e de qualidade superior. A utilização de tanques em pré-moldado protendido nas obras diminui os riscos de acidentes, devido a redução significativa de mão-de-obra no site.
Acqua Consulting - controle para a área de saneamento
A Acqua Consulting, empresa especializada em biomonitoramentos, oferece serviços laboratoriais e de assistência técnica para o controle operacional de Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs). “Através dos nossos serviços é possível a indústria identificar em que nível seus efluentes líquidos estão impactando o corpo receptor e assim tomar ações corretivas direcionadas que minimizem esses impactos”, afirma Ana Luiza Fávaro, diretora técnica da companhia.
Com tecnologias específicas para avaliar a causa da toxicidade de efluentes industriais e domésticos e oferecendo soluções para reduzir ou até eliminar a toxicidade, a Acqua Consulting ainda disponibiliza um serviço que permite que a indústria consiga se adequar as condições e padrões de lançamentos de efluentes, tal como determina a resolução da Secretaria do Meio Ambiente (SMA) 03/2000 e/ou art. 18 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) 430/11.
Meio ambiente com tecnologia
A Glauco Tecnologia apresenta a versão do software aplicativo SD2000Web/Meio Ambiente, cuja inovação consiste na operacionalização, através do acesso via Internet, ou seja, trata-se de um software cujos arquivos estão armazenados na tecnologia Cloud (Nuvem). “O software SD2000Web disponibiliza recursos e funcionalidades operacionais e gerenciais, para informatizar todas as ações e controles exigidos pela legislação ambiental aplicável (federal, estadual e municipal), por parte das empresas de qualquer segmento (indústria, serviços ou comércio) e de qualquer porte (pequena, média ou grande), inclusive, por entidades públicas (prefeituras), no sentido de assegurar que os negócios empresariais ou os serviços públicos alcancem seus objetivos, com respeito à preservação do meio ambiente”, conta Glauco Vasconcelos, diretor executivo da Glauco Tecnologia.
Grimaldi apresenta
tecnologias para reciclagem
A Grimaldi apresenta as novidades e tecnologias utilizadas em seu portfolio de produtos, como por exemplos, os guindastes e os equipamentos RollOn e RollOff, que foram projetados para atender diversos setores, incluindo o transporte de grãos e de outras culturas e a área de reciclagem. “A robustez somada à leveza empregada na tecnologia de produção resulta em maior proveito de carga com as atuais leis de balança. Este realmente é um sistema para multiplicar lucros”, define Lozano.
Atlas Cocpo – aquisição da Erkat amplia gama de produtos
A Atlas Copco tem como principal novidade a apresentar ao público da Semana Integrada de Tecnologia a aquisição da empresa Erkat, fabricante alemã de acessórios para fresadoras em escavadeiras. “Vamos mostrar uma tesoura pra sucata na parte de reciclagem de material e, também, nossa área de rompedores”, disse Fernando Groba, gerente geral da Atlas Copco Construction Technique.
Segundo Groba, além de mostrar a linha de produtos da empresa, a expectativa é concretizar e expandir seus negócios, principalmente com a perspectiva de retomada de crescimento do País. “Por esse motivo jamais deixaríamos de participar desse evento que é muito importante para a marca Atlas Copco no Brasil”.
CTP - Peças e acessórios
A CTP Quality Products, expert em peças de reposição para equipamentos pesados, apresenta sua linha completa de acessórios, como componentes de motor, trem de força, peças hidráulicas, sistema de injeção, sistema de resfriamento, ferramentas de penetração de solo, material rodante, parafusos, porcas e arruelas, vedações e juntas.
A empresa pretende aproveitar o evento para interagir com seu público alvo e identificar as necessidades do mercado.
Diamond Grid - pavimentos de baixo custo
Com 1000 t/m2 de resistência à compressão (preenchido), e 300 t/m2 resistência à compressão (vazio), o sistema de estabilização de superfícies Diamond Grid é utilizado com sucesso por empresas de mineração em todo o mundo para reduzir seus custos com a pavimentação de estradas, pisos de galpões, estacionamento de veículos leves e pesados e quaisquer outras áreas onde uma superfície sólida é necessária para trânsito de todos os tipos de veículos, inclusive os fora de estrada (off-road). Diamond Grid também elimina a necessidade de manutenção contínua em estradas sem pavimentação, que tradicionalmente exigem maquinário para manutenção constante. É durável e permite uma excelente permeabilidade, eliminando o aparecimento de buracos, trincas, ondulações e erosão.
Trata-se de uma boa opção de pavimentação para redução da emissão de poeira em estradas de terra, além de reduzir os custos com umectação de vias, sendo indicado para fortalecer o terreno rural eliminando áreas enlameadas em sua propriedade e permitindo redução de custos.
Geosynthetica - pavilhão próprio na BW Expo 2017
A Geosynthetica.net.br marca presença na BW Expo 2017 com uma nova modalidade de divulgação dos geossintéticos. A publicação terá um Pavilhão de Geossintéticos, no qual seis empresas interessadas poderão apresentar seus produtos, inovações técnicas e diferenciais frente às tradicionais tecnologias disponíveis no mercado. “Será uma oportunidade única de encontrar empresas e profissionais ligados à área de sustentabilidade e apresentar os benefícios do uso de geossintéticos que tudo tem a ver com o tema da feira”, explica André Lacerda, executivo de vendas da Geosynthetica.net.br.
O projeto do Pavilhão de Geossintéticos contempla toda a estrutura que as empresas precisam para participar da feira, como espaço, montagem, TV, banners. A ação também contará com divulgação por meio de um site específico do espaço, além de ser promovido nos sites da BW Expo e Geosynthetica Brasil. As empresas que participarem do pavilhão também poderão apresentar trabalhos técnicos no formato de palestras e mini cursos durante o evento.
Superbac - mais qualidade na gestão da água
A SuperBac apresenta na BW Expo seu conjunto de soluções para o tratamento biológico dos efluentes industriais, com a aplicação de consórcios biotecnológicos de alta performance para sistemas de tratamento (Estação de Tratamento de Águas Residuais, lagoas e tanques), processos de limpeza de equipamentos e intervenções específicas.
“Um dos destaques é o Blend de microrganismos selecionados, isolados e combinados para degradação orgânica de compostos específicos em sistemas de tratamento de efluentes e áreas contaminadas”, afirma Thales Souza, gerente de Desenvolvimentos de Negócios da SuperBAC. Ele acredita que este seja o momento certo para expor a marca no mercado e efetuar negócios. “Entender o comportamento de compra dos segmentos afins com o nosso negócio, ampliar networking, tornando os nossos produtos mais conhecidos para ampliar as vendas são os nossos principais objetivos”, enfatiza.
Ulma – ampla gama de fôrmas para todos os tipos de necessidades técnicas
Para a melhor eficiência em campo, o sistema de fôrmas e dos escoramentos precisa ser selecionado de maneira precisa pois sua execução influencia diretamente na qualidade das estruturas das pontes e dos viadutos. Outro fator a ser considerado é que esses elementos, que dão forma à estrutura, precisam suportar cargas e esforços de concretagens seguindo as normas técnicas, o que torna imprescindível que esse sistema seja aplicado de maneira eficiente.
Nesse mercado dinâmico, os fornecedores de fôrmas e escoramentos investem continuamente para trazer inovações tecnológicas ao mercado, como o sistema steel deck, composto por painéis modulares estruturados em alumínio e revestidos com chapa compensada plastificada, e as mesas voadoras, que são indicadas para estruturas de concreto com muitas repetições. E isso poderá ser visto na Construction Expo 2017. “É um evento que traz uma visão interessante de integrar algumas áreas da cadeia da construção civil, sendo voltado, principalmente, para as construtoras. Pelo conceito, acreditamos que a feira tem tudo para ser um sucesso”, afirma Flávio Melo, da área de marketing da Ulma Construction, uma das primeiras empresas a garantir a presentça na feira.
A Ponte Itapaiúna, localizada na Marginal Pinheiros na cidade de São Paulo, por exemplo, é um case de aplicação assertiva do sistema de fôrmas e dos escoramentos. Inaugurada recentemente e com 340 metros de extensão, foi construída com o balanço sucessivo CVS da Ulma Construction, que está apto para execução de tabuleiros e arcos de pontes de grandes vãos – neste caso, aproximadamente 113 metros de comprimento entre as duas extremidades do rio Pinheiros. As vantagens tecnológicas consistem em seu sistema hidráulico de movimentação, alta capacidade de carga e leveza, que proporciona agilidade e economia.
Romanelli apresenta tecnologias em pavimentação
Vislumbrando a retomada dos investimentos, a Romanelli apresenta seu escopo de novidades para o mercado de pavimentação durante a Construction Expo 2017. “O cliente terá acesso, em um único local, a várias empresas, podendo sanar dúvidas e tirar suas conclusões. Com isso, a expectativa é apresentar o que temos de melhor, isso porque sempre estamos buscando mostrar novidades em equipamentos e novas tecnologias”, afirma Thiago Romanelli, coordenador de vendas no Brasil e no mercado externo da Romanelli.
Incgroup – lubrificação centralizada
Os sistemas de lubrificação centralizada destacam-se por serem automáticos e empregar pequenas quantidades de lubrificante, com curtos intervalos entre relubrificações, mantendo um fluxo regular e fornecendo graxa ou óleo na medida certa para diferentes tipos de equipamentos. Ele apresenta benefícios e difere do processo manual, que é identificado por ciclos de excesso (ou mesmo de falta) de graxa ou óleo na relubrificação. Esta será um dos destaques apresentados pela Incgroup.
“A grande vantagem desta solução é garantir uma lubrificação de forma automática, na medida certa, sem que haja parada no processo”, esclarece João Carlos Pecinini Junior, gerente comercial da Incgroup. quipamentos.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade