Trem de alta velocidade pega fogo na Grandes Construções
Coordenação: Métrica Industrial
A discussão sobre a construção do trem de alta velocidade pegou fogo na Grandes Construções. Nosso público leitor participou com opiniões fortes. Para 36,6%, o TAV é uma obra necessária para o Brasil. Outros 24% avaliam que não só é necessária como urgente. Com isso, 60,6% apostam na necessidade do trem de alta velocidade. Porém para 32,4% dos leitores, a obra seria desnecessária pois existem outros modais mais viáveis. E 7,5% são ainda mais radicais: o TAV ´é um elefante branco que não sai do papel.
Para 39% deles, 39% as obras estão atrasadas, mas vão acontecer. Outros 31% acreditam que as obras são viáveis e devem acontecer até pelo menos as Olimpíadas, ou seja, 2016. Mas, para 26%, ou seja, mais do que um quarto da audiência, a construção do trem de alta velocidade não sai do papel, porque não tem viabilidade econômica.
Mais da metade dos entrevistados (55%) avaliam que o governo deveria flexibilizar a participação de fabricantes internacionais para facilitar a obra, entanto 27,5% acredita que os fabricantes nacionais é que deveriam ser privilegiados, mesmo que isso atrase a fase de construção. Para 17,5%, seria o contrário: os fabricantes nacionais seriam ainda mais exigidos em relação à participação na superferrovia.
Para 56% dos leitores, a obra pode agregar tecnologia à engenharia brasileira em construções similares. Para outros 34%, a obra pode trazer conhecimento para outros setores de transporte e somente 10% acredita que o TAV não acrescenta alta tecnologia de engenharia que justifique a obra.
Veja os comentários de alguns participantes da pesquisa
Francisco Marcos Junior
Reaproveitamento das linhas existentes, modernizando-as e fazendo complemento com ooutros modais. Maior participação da scoiedade nos estudos e decisões, audiências públicas de verdade, e não p/cumprir tabela
Angelo G. Duran
As empresas internacionais possuem tecnologia comprovada para a realização do TAV,contudo é fundamental a participação das empresas brasileiras com transferência de Know-how.
Francisco A C Gonçalves
Antes do TAV, há necessidade do ampliação, aprimoramento e melhoria da infraestrutura existente.
Claudio Rodrigues
Sem dúvida alguma o trecho rio/sp tem um grande fluxo de potenciais clientes, vejam o movimento das empresas de onibus interestadual e as companhias aéreas por exemplo. Além disto deveríamos rever a política para o transporte ferroviário de passageiros e de carga em todo o país devido as suas dimensões continentais. È uma pena que muito pouco tem sido feito nesta área de importância estratégica. Vejam só como exemplo, quando eu estava fazendo obra em cuiabá, via carretas tanques que viajavam dois dias inteiros vazias para buscar combustível em paulínia, um absurdo. O combustível deveria ser transportado na sua totalidade por trens ou dutos.
Marcos Guimarães Castello Branco
Será uma importante alternativa de transporte para um país enorme e com carência de ferrovias de qualidade.
Bernardo Hasegawa
A concepção desse projeto não está claro, bem como o traçado.O traçado tem interesse políticos e não econômico/finalidade.
Danilo Safatle
A opção do governo pela construção do TAV demonstra claramente uma falta de planejamento estratégico pela infra estrutura de transporte no Brasil. A viabilização de um projeto de equipamento de velocidade 50% a 75% maior que a do tráfego rodoviário permitiria, não só um custo de viagem significativamente menor ao do projeto atual com vantagem no tempo de viagem de 40% a 60% em relação ao automóvel, como a construção de centenas de quilômetros adicionais de novas ferrovias.
George A Santino
O TAV não é tão somente um meio de transporte rápido, mas sim um agregado de tecnologias que podem e devem estar a disposição do público Brasileiro em terras nacionais. A Ferrovia é um transporte que merece toda atenção e os méritos de sua eficácia.
Jelmires Soares de Araújo
O brasil, tem uma das melhores tecnologias do mundo tanto é que as empresas brasileiras a cada dia conquista clientes em todos os continentes. Tecnologia se conquista executando obras e fazendo grandes parcerias. sintome orgulhoso de fazer parte destas conquistas. Grato. Jelmires Soares de Araújo CREA: 2.600/AL
José Maria Alves de Souza
O grande problema não é a obra em si, mas o custo, a impacto ambiental e o retorno com um alto preço das passagens, pois ficaria mais barato usar outros meios de transporte, ainda que mais lento que o trem.
Walther Soares
Uma obra para enriquecer a Ptralhada. Corrupçao é pouco, vão superfaturar e não vão fazer a obra. Querem apostar?
Almir Guimarães Lemes
Hoje se fala em poluição,quanto deixaria de poluir se existir o trem e quanto ajudaria na rapidez da viagem, o brasil tem hoje grandes empresas, não podemos duvidar de nossos tecnicos,e mesmo de nossas engenharias,que no governo anterior o brasil cresceu muito e somos hoje um pais conhecido lá fora;temos tudo aqui e se cada um executar sua area com firmeza respeitando a area do outro ,e todos só tem a ganhar e o elevante branco vai trabalhar muitos anos.
Afonso Pabst Neto
Um pais com dimensoes continentais como o nosso, eh fundamental termos um transporte eficiente, seguro e de qualidade como o TAV. Conheco muito bem o sistema ferroviario chines e acredito que trata-se de uma solucao excelente para o Brasil. O nosso sistema de transporte baseado no modelo rodoviario, tem se mostrado ineficiente, extremamente perigoso, alem de demorado. O governo chines desde novembro de 2008 esta ampliando a sua malha ferroviaria para utilizacao de TAV com velocidades superiores a 400 Km/h. Para a engenharia nacional e a industria trata-se de uma grande oportunidade de assimilarmos esta tecnologia, adaptando-a para o nosso meio. Nao enho duvidas de que sera um grande fomento para o nosso desenvolvimento.
Altermar F. da Silva
Eu acho que deveriamos melhorar as linhas de trens em todo canto do Pais e não pensar numa tecnologia onde poucos serão beneficiados. Ponderiamos gastar todo esse dinheiro em novos projetos de metros ou trens nas grandes cidades brasileiras, convenhamos o nosso transporte público e uma porcaria em todos os aspectos.
Adriana
A obra e fundamental mas o preço deve ser bem acessivel, não adianta ter trem bala só pra elite. E o preço dos pedagios, que hoje e exorbitante, um roubo mesmo, deveria ser o mínimo tipo um real, pois neste pais já pagamos IPVA.
José Carlos Martins Leal
O transporte ferroviário, sim é necessário e urgente para o Brasil, com atraso de 40 anos. Primeiro, desenvolvemos e modernizamos o transporte ferroviário convencional, formamos toda a indústria ferroviária e os recursos humanos para fabricação e operação em ritmo acelerado depois partimos para ligar São Paulo a Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Trens de passageiros a 120, 150 km/hora está ótimo para atender um país como o Brasil.O Brasil é um país continental, como os Estados Unidos. Os Estados Unidos tem TAV? Não.Tem muita ferrovia? Sim. O que falta para o Brasil é planejamento de longo prazo. Se tivéssemos, não estaríamos discutindo TAV pois esse assunto poderia estar incluído no planejamento de longo prazo, mas sem prioridade para os próximos 30 anos. Se o Brasil tivesse planejamento de longo prazo nossa infraestrutura estaria implantada para atender ao crescimento do país e com infraestrutura adequada, inclusive aeroportos, não teríamos caos aeroviário permanente e o clamor dos usuários por uma alternativa ferroviária para competir com o avião não resultario em decisões precipitadas,inviáveis, desfocadas das necessidades prioritárias do Brasil. Que tal focar todo esse entusiasmo com o TAV na EDUCAÇÃO? Vamos desenvolver a tecnologia do TAV dentro da Universidades, no sistema escola/empresa, enquanto planejamos nosso futuro e construímos infraestrutura ferroviária que necessitamos para hoje e para os próximos 30 anos. Sabemos como este ufanismo irracional tem prejudicado nosso país. Vamos ser sérios. Vamos estudar. Vamos planejar e depois vamos construindo tudo na hora certa. Vamos legar a nossos netos um país que sabe pensar!
Marcelo São José
O tav ele e necessario pois, o Brasil esta tomando um rumo para um futuro que ira mudar a vida de milhoes de Brasileiros e o tav e apenas seria uma parte do crescimento ,se nao, vamos comecar e segurar o crescimento de um pais que tem tudo para ser um pais de primeiro mundo, os brasileiros precisam parar de pensar pequeno e mudar a mentalidade, estamos diante de uma geracao que quer mudanca.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade