P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
10 de agosto de 2011
Voltar

Metodos construtivos para "Habitação Popular"

Opiniões diversas sobre soluções para habitação popular

Coordenação: Métrica Industrial

Os métodos construtivos mais citados foram de alvenaria estrutural (35%) devido às dimensões do Brasil e da facilidade de acesso aos materiais de construção, acompanhando também com (35%) pelos pré-moldados de concreto. Alvenaria convencional teve 15% das citações. Métodos mistos, e o uso de radier, drywal e estruturas metálicas também foram citados.

A obrigatoriedade do uso de conceitos sustentáveis na construção de moradias populares é unânime. A captação de energia solar, o aproveitamento de águas pluviais e uso de materiais reciclados entre outros devem ser contemplados nesses projetos, no entanto, há entraves para a consolidação desse conceito que apenas serão transpostos com programas pedagógicos e culturais.

Haveria dificuldade na adoção de modelos internacionais devido às dimensões do Brasil e a heterogeneidade das situações encontradas, obrigando a múltiplas soluções.

Adalberto
Gestão de profissionais terceirizados e auto construção ( mutirão e mutirão colegiado ) sem intervenção politica ou governamental. Metodos definidos na esfera federal, sobrepondo as demais esferar. O USA fêz assim e criou o `Americam way of life`. a partir de 1.924 `Hoover`... Simples assim !... sem poupança não se sustenta nada ! Bons sonhos !

Quanto a sustentabilidade: temos muita sobra de dejetos de beneficiamento e industriais, deve haver incentivo em aquisição de caldeiras, autoclaves e geradores de vapor importados, cujo momento propício, os nossos estão muito caros. Assim como a aviônica de guerra, se teremos avião nosso em 20 anos, melhor adquirir algo que funcione por este prazo e não cair no engodo de que podemos esperar tecnologia pronta...!ora...?

O método americano é modelo, “Housing in América” pres. Hoover em 1.922~4~6...? Plantas `federais` padrões para todos, sem aprovação de autoridades menores e `pau na máquina`. Nossa atual legislação já autoriaza tal ação, sem necessidade de novas leis.

Quem sabe...o brasileiro, possa ter o que de direito...depende somente dele, que é estático e não de governos itinerantes e temporários...!

Eduardo Tarricone Arbulu
Cada vez mais o segmento dos pré-fabricados torna-se interessante, pelo fato de que permite produção em série e menor utilização de mão de obra não qualificada, diminuindo o número de pessoas no canteiro de obras através do uso de máquinas e equipamentos.

Acredito que o Brasil tem profissionais e produtos suficientemente preparados para o desenvolvimento de novas tecnologias.

É necessário, antes de tudo, que os projetos e respectiva execução sejam de qualidade e respeitem o dinheiro do consumidor de um imóvel popular.

Cláudio Gondim Beleza
Até hoje, apesar de já terem sido propostas várias alternativas técnicas para tentar viabilizar a construção de casas populares, tais como casas de painéis prefabricados, de blocos de montar, e até de aço revestido (CSN), não se chegou a nenhuma opção que ganhe do método da alvenaria tradicional, em função da acessibilidade, principalmente para a população de baixa renda (1 s. m.)e da disponibilidade do fornecimento dos materiais nas regiões mais remotas dos estados. Qualquer solução funciona somente nas grandes cidades, o que não resolve o problema. Não atinge o objetivo de atender às populações mais carentes no seu local de origem, evitando o êxodo para as metrópoles.

Quanto a modelos internacionais, o nosso modelo funciona tecnicamente e será mais viável quando o governo for mais honesto.

Leonardo
O que deveriam levar em conta seria de construir uma moradia digna de um ser humano e não essa caixa de fosforo. o metodo que aconselho é o metodo tradicional e que o governo invista no mesmo, não cobrando juros dos contemplados, dai sim o valor ficaria maior, mas as mensalidades caberia no boldo do cidadão.

Quanto a sustentabilidade: aproveitando todos os métodos de captação de recursos naturais, localização geográfica adequada e distância dos grandes centros.

David Botelho
O melhor método é usar radier, drywall e estruturas metálicas que são mais rápidas, econômicas, eficientes, bonitas, resistentes, etc.

Marcelo Tiarajú Gedoz
Principalmente o steel frame, devido a grande produtividade, baixo desperdicio, ou seja, ideal para o emprego em projetos padronizados, aliado a sustentabilidade, uma vez que o aço é um material recilável.

Quanto a sustentabilidade: Em se tratando de habitação popular, penso que as três alternativas são indispensáveis, visto que ajudam a reduzir a retirada de recursos naturais, e por consequencia menor emissão de poluentes para seu processamento, assim como a redução do custo operacional do empreendimento, devido a redução do consumo de energia elétrica e água potável.

Otto Oberosler
Alvenaria Estrutural é o método adequado

Não creio que precisamos de modelos internacionais. O minha casa minha vida esta bem modelado e para que funcione melhor o que precisamos é de regras regionais, pois cada região tem sua particularidade, não sendo possivel precificar as unidades da mesma forma em estados distintos. Outro fator que poderia ajudar a alavancar o numero de unidades construidas seria o envolvimento do poder publico com doações de areas para execuções de casas no programa na faixa de 0 a3 salarios mínimos.

Sugestões: Moradias Populares p/ o pequeno e o médio assalariado mantendo Estrutura básica,convencional e de baixo custo,também,para as pequenas e médias Cida des do Brasil,em especial,para o Nordeste,Grande po- tencial.

Luiz Rafael
O metodo combinado e aplicabilidade de quesitos que contemplem a variaveis de sustentabilidade.

José Lúcio Rebêlo
a)- Convencional; b)- Pré-Moldados

Acho que nenhum dos modelos internacionais devemos adotar c/ exemplo de solução p/o défict habitacional,êle é tão claro,próprio,que temos Capacidade em resolvê-los. Temos vários modelos que deram certo,apenas,não adotam e não se aplicam devido a politicagem.

Laércio Souza Gil
Pré-moldados de concreto. Um modelo a ser seguido é o europeu de pré-fabricação de habitações - principalmente as verticalizadas

João Vieira
Sistema construtivo construído em concreto, com fôrmas de aço moldadas in loco com ar incorporado no concreto para proporcionar conforto térmico e acústico.

Quanto a sustentabilidade, pode ser utilizado entulho reciclavel(VER CASA SUSTENTÁVEL EM CAMPINAS SP) e nãso utiliza madeira.

O modelo adotado pela minha Casa Minha Vida é excelente só falta empenho do Governo para colocar em pratica. Veja nosso Site:www.megasci.com.br

Fernanda Souza Carvalho
O reaproveitamento de quaisquer resíduos da construção civil traz muitos ganhos para o meio ambiente de forma geral

Ricardo Gaboni
Depende da região e da tipologia. Para edificios de 5 pavimentos em São Paulo, alvenaria armada. Temos conhecimento (é só ver o plano nacional de habitação do gov. Federal) e tecnologia próprios.

Devemos estar sempre abertos e atentos a inovações tecnologicas, mas os projetos de HIS devem, antes de mais nada, estar resolvidos. Devem atender as necessidades da população envolvida. Na HIS não há margem para espaços ociosos.

Francisco Henke dos Santos
Precisamos empreender um enorme esforço de educação do público alvo - com participação governamental através de inentivo fiscais.

É necessária uma abordagem multidisciplinar: engenharia civil, engenharia química / ambiental, logística, sociologia, saúde pública, pedagogia, etc.

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade