FECHAR
FECHAR
07 de novembro de 2019
Voltar

SEGURANÇA

Câmeras 360° auxiliam o setor da construção civil

O grande objetivo na implantação dessa tecnologia é fazer a apuração de possíveis acidentes que ocorram dentro do ambiente de uma obra e também de uma forma mais objetiva o efeito da prevenção”, comenta a empresa
Fonte: Assessoria de Imprensa

A grande motivação para o uso de câmeras 360º no setor da construção civil parte de uma informação que gera um pouco de preocupação.

O alto índice de acidentes no mercado brasileiro, em especial o setor de construções é de fato muito preocupante, porque ele cresce de forma contínua e as ações preventivas não tem dado muito resultado.

Existem estudos desde 2012 que no país tem acumulado mais de 5 milhões de acidentes de trabalho. Isso totaliza em dinheiro aproximadamente 90 bilhões de reais, com gastos em afastamentos no geral.

A empresa OTUSx que trabalha com essa tecnologia de câmeras há 12 anos no mercado brasileiro é especialista no uso de câmeras em campo, nas áreas da construção civil, elétrica, segurança privada e segurança pública.

“Tratando mais da construção civil temos uma tecnologia de uso de câmeras 360°, para fazer o acompanhamento do canteiro de obras. O grande objetivo na implantação dessa tecnologia é fazer a apuração de possíveis acidentes que ocorram dentro do ambiente de uma obra e também de uma forma mais objetiva o efeito da prevenção”, comenta a empresa.

“Porque uma vez que temos de forma declarada e transparente a utilização da câmera na obra, ainda mais sendo uma câmera desse modelo, que não possui pontos cegos, é possível transmitir uma mensagem para os trabalhadores para que sejam mais prudentes em seus processos, como por exemplo usar os EPIs e cuidados com as normas das legislações vigentes”, complementa.

De acordo com a OTUSx, muitos colaboradores ao longo do dia com atividades que interpretam como simples, acabam as exercendo de forma leviana e imprudente, deixando de executar todas as partes dos procedimentos corretamente.

O risco dessas negligencias, afirma, é a própria vida de quem está realizando as atividades.

“Portanto o uso de câmeras 360° nas obras tem como grandes objetivos: apuração de acidentes, acompanhamento de obra sem pontos cegos, inibição de imprudências, obrigação do cumprimento das normas de segurança, observação da falta ou esquecimento do uso de equipamentos de segurança para as atividades e além de poder usar a câmera não somente para segurança, mas também para melhoria contínua de trabalho”, finaliza.