FECHAR
FECHAR
31 de janeiro de 2019
Voltar

Meio ambiente

Arbo Cabral desviará de aterros 90% dos resíduos gerados no canteiro de obras

Planejamento e gestão do canteiro de obras garantem à destinação correta de resíduos, além de garantir segurança para os funcionários e para o meio ambiente
Fonte: Assessoria de Imprensa

Um canteiro de obras sustentável tem como objetivo diminuir desperdícios, impactos ambientais, reaproveitar e separar de forma correta os resíduos de materiais. O Arbo Cabral, empreendimento da MDGP Incorporações, é um exemplo. Com obras já em andamento, desde o projeto a incorporadora teve a preocupação em controlar e amenizar os impactos ambientais, a gestão dos resíduos e cuidados com os trabalhadores e também no entorno da obra.

“São planejadas e definidas as melhores estratégias para a redução na geração de resíduos, reaproveitamento da própria obra, separação de materiais, armazenamento, transporte e destino”, explica Matheus Fortes, da Consultoria Forte Soluções Ambientais, responsável pela certificação GBC Brasil Condomínio do Arbo Cabral, que tem previsão de entrega no final de 2020. Segundo Matheus, com todas estas medidas, o Arbo Cabral pode reduzir a geração total dos resíduos das obras e atingir mais de 90% do volume gerados de resíduos encaminhados para reutilização ou reciclagem, desviando de aterros sanitários.

No empreendimento, os funcionários são treinados para garantir segurança na obra, com a utilização de EPI’s e orientações sobre hábitos alimentares, higiene, saúde e uso racional da água e da energia. Já no entorno do Arbo Cabral, existe um cuidado com as ruas. Caminhões não saem do canteiro se as rodas estiverem sujas e a poeira é controlada, sendo analisada antes e durante a obra, investigando a quantidade e o tipo de material utilizado. “Todas essas ações contribuem de maneira global para preservarmos nossos recursos naturais e reduzirmos os impactos ambientais gerados pelo processo da construção”, garante Marlus Dória, diretor da MDGP Incorporações.

Na prática, a entrada de materiais no canteiro de obras do Arbo Cabral  é realizado com controle ambiental. Por exemplo, toda a madeira deve ser legalizada e com comprovação, desestimulando o desmatamento ilegal. Já para garantir a saúde dos funcionários, são vetados materiais com altos índices de Compostos Orgânicos Voláteis (COVS), encontrados em tintas, adesivos e selantes. Além disso, são utilizados materiais com conteúdo reciclado em sua composição e fornecimento regional, evitando longos transportes e consumo excessivo de combustível.

Certificação GBC Brasil Condomínio

No final de 2018, o Arbo Cabral recebeu a certificação GBC Condomínio Brasil, em etapa de projeto. Todos os quesitos solicitados foram preenchidos, totalizando 24 pontos apenas nesta fase de projeto, conforme as diretrizes estabelecidas no guia de referência da certificação garantindo ao menos a expectativa de uma certificação nível Ouro na entrega da obra.