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01 de julho de 2014
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Mobilidade Urbana

Rio conhece o protótipo do VLT do Porto Maravilha

As obras do sistema tiveram início em março deste e as primeiras linhas começam a operar no segundo semestre de 2015

A Alstom, fabricante francesa de tecnologia para transporte, entregou à prefeitura do Rio de Janeiro, no final de março, o protótipo do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que circulará na região portuária da cidade, como parte do projeto de modernização da área, conhecido como Porto Maravilha. O sistema terá 28 km de extensão e 46 estações, distribuídos em seis linhas. Uma de suas funções principais será promover a integração entre os diversos tipos de modais, como trens, barcas e metrô.

Com capacidade para transportar 285 mil pessoas diariamente, o VLT começa a operar suas primeiras linhas já a partir do segundo semestre de 2015, a tempo para os Jogos Olímpicos de 2016. Cada carro poderá transportar até 415 passageiros e o intervalo entre os VLTs poderá variar entre três e 15 minutos, conforme a linha e horário.

Além dos veículos, a Alstom fornecerá para o VLT carioca os sistemas de abastecimento de energia, sinalização e telecomunicações.

Citadis, o estado da arte no setor

O veículo oferecido pela Alstom para o sistema de VLT carioca é do modelo Citadis, considerado o estado da arte em transporte neste segmento, já implantado em mais de 40 cidades do mundo e com mais de 1500 composições em operação.

Ele tem capacidade para transportar um volume de passageiros equivalente a 50 carros ou três ônibus, com um gasto de energia, por passageiro, 75% menor do que um ônibus elétrico e emite um quarto do ruído do tráfego de veículos, segundo a fabricante.

Totalmente sustentável, sua energia é fornecida pelo sistema APS, desenvolvido pela Alstom, que elimina a necessidade de uso de catenárias, retirando os fios elétricos aéreos. O veículo será movido pela combinação de um supercapacitor e o sistema que o alimenta de energia elétrica através dos trilhos, já implantado em diversas cidades da Europa.

O modelo também possui plataforma modular que permite um design diferenciado do interior e exterior do veículo, respeitando a arquitetura de cada cidade.

A fabricante francesa anunciou que a partir de dezembro de 2014 colocará em operação uma nova linha de produção dedicada a Citadis em Taubaté (SP), baseada na atual unidade de geração de energia hidrelétrica do grupo naquela cidade. Segundo a empresa, o principal objetivo da nova linha de fabricação é atender aos mercados brasileiro e latino-americano. O investimento na nova linha é de cerca de 15 milhões de euros, em uma área de 16 mil metros quadrados. Para atender ao prazo contratual, a Alstom produzirá os cinco primeiros Citadis na Europa e os demais em Taubaté.