FECHAR
FECHAR
15 de dezembro de 2017
Voltar
Agenda 2017

Planeta água

Promovido pelo Conselho Mundial da Água, o Fórum Mundial da Água é um dos maiores eventos globais sobre o tema água. O conselho é uma organização internacional que reúne interessados no assunto e tem como missão promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água. A entidade busca, ainda, promover ações voltadas à conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente da água, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra.

Fundado em 1996, com sede permanente na cidade de Marselha, na França, o Conselho Mundial da Água reúne cerca de 400 instituições relacionadas à temática de recursos hídricos em cerca de 70 países. Têm assento no Conselho representantes de governos, da academia, da sociedade civil e de empresas e organizações não governamentais, formando um significativo espectro de instituições relacionadas com o tema água.

O Fórum Mundial da Água contribui para o diálogo do processo decisório sobre o tema em nível global, visando o uso racional e sustentável desse recurso. Por sua abrangência política, técnica e institucional, o Fórum tem como uma de suas características principais a participação aberta e democrática de um amplo conjunto de atores de diferentes setores, traduzindo-se em um evento de grande relevância na agenda internacional.

O Fórum é organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água, juntamente com o país e a cidade anfitriã. Ao todo, já ocorreram sete edições do evento em sete países de quatro continentes: África, América, Ásia e Europa.

Em 2014, a candidatura do Brasil foi selecionada e Brasília foi escolhida como cidade-sede do evento. Desse modo, o Brasil receberá, em 2018, a 8ª edição do Fórum, e o evento ocorrerá pela primeira vez no Hemisfério Sul.

O evento terá lugar de 18 a 23 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília (DF), com apoio do Ministério do Meio Ambiente e do Governo de Brasília, e com suporte da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal e Agência Nacional de Águas.

INSTITUTO OPUS DIVULGA AGENDA DE CURSOS PARA 2018

O Instituto Opus, programa da Sobratema voltado para a formação, atualização e licenciamento - através do estudo e da prática - de gestores, operadores e supervisores de equipamentos, divulga sua programação de cursos para o ano de 2018. Os cursos seguem padrões dos institutos mais conceituados internacionalmente no ensino e certificação de operadores de equipamentos e têm durações variadas. Os pré-requisitos necessários para a maioria são, basicamente, carteira nacional de habilitação (tipo D), atestado de saúde e escolaridade básica de ensino fundamental para operadores e ensino médio para os demais cursos.