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Revista GC - Ed.100 - Ago/Set 2022
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ESPECIAL MERCADO MOBILIÁRIO

MÉTODO ENGENHARIA

Por Redação

PRINCIPAL PROJETO
Aeroporto Internacional de Recife

DADOS TÉCNICOS
Local: Recife (PE)
Tipo: Infraestrutura aeroportuária
Área Construída: 119 mil m²
Terreno: 4.229.140 m² (Sítio Aeroportuário)
Estrutura: 4 pavimentos (térreo + 1 pavimento técnico + 2 pavimentos no Terminal de Passageiros)
Volume de concreto: 6.200 m³
Investimento: Não divulgado
Entrega: 2023
Estágio da obra: Não divulgado
Diferencial técnico: Obra aeroportuária inclui expansão de terminal em estrutura metálica e retrofit do terminal existente, adequações de pista, pátio, taxiways e construção de novos hangares com o aeroporto em operação
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), trata-se do 5º maior aeroporto do Brasil em número de embarques e desembarques, posicionando-se entre os cinco melhores do mundo em pontualidade em 2021, segundo a consultoria Cirium
Importante aeroporto no sistema aeroviário brasileiro, contando com voos para todas as capitais do Nordeste e destinos internacionais como Orlando, nos EUA
Outro diferencial é conciliar as entregas com o cronograma definido pelos órgãos públicos

DESCRITIVO DE SOLUÇÕES

  • Inovação: Utilização de BIM para permitir a tomada antecipada de decisões e melhoria na compreensão dos projetos durante todas as etapas da obra, além de coordenação 3D, incluindo realização de modelos para cada estágio, possibilitando a redução de interferências espaciais entre os elementos, tour virtual, análise prévia de interferências para compatibilização de projetos e plataforma de gestão de projetos, por meio das plataformas de coordenação de projetos Construcode e Construflow
  • Planejamento: Para atendimento aos prazos pré-estabelecidos sem prejudicar a opera

PRINCIPAL PROJETO
Aeroporto Internacional de Recife

DADOS TÉCNICOS
Local: Recife (PE)
Tipo: Infraestrutura aeroportuária
Área Construída: 119 mil m²
Terreno: 4.229.140 m² (Sítio Aeroportuário)
Estrutura: 4 pavimentos (térreo + 1 pavimento técnico + 2 pavimentos no Terminal de Passageiros)
Volume de concreto: 6.200 m³
Investimento: Não divulgado
Entrega: 2023
Estágio da obra: Não divulgado
Diferencial técnico: Obra aeroportuária inclui expansão de terminal em estrutura metálica e retrofit do terminal existente, adequações de pista, pátio, taxiways e construção de novos hangares com o aeroporto em operação
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), trata-se do 5º maior aeroporto do Brasil em número de embarques e desembarques, posicionando-se entre os cinco melhores do mundo em pontualidade em 2021, segundo a consultoria Cirium
Importante aeroporto no sistema aeroviário brasileiro, contando com voos para todas as capitais do Nordeste e destinos internacionais como Orlando, nos EUA
Outro diferencial é conciliar as entregas com o cronograma definido pelos órgãos públicos

DESCRITIVO DE SOLUÇÕES

  • Inovação: Utilização de BIM para permitir a tomada antecipada de decisões e melhoria na compreensão dos projetos durante todas as etapas da obra, além de coordenação 3D, incluindo realização de modelos para cada estágio, possibilitando a redução de interferências espaciais entre os elementos, tour virtual, análise prévia de interferências para compatibilização de projetos e plataforma de gestão de projetos, por meio das plataformas de coordenação de projetos Construcode e Construflow
  • Planejamento: Para atendimento aos prazos pré-estabelecidos sem prejudicar a operação do aeroporto, foi necessário realizar um estudo detalhado dos possíveis cenários de faseamento das obras, tanto do terminal de passageiros quanto das pistas, pátios e taxiways, conjuntamente com os fornecedores do caminho crítico para definição do melhor prazo para o projeto
  • Qualidade urbana: O aeroporto está localizado no entorno da Praça Ministro Salgado Filho, a 9 km do centro de Recife, em meio à área urbana, cercado de estabelecimentos comerciais e residências
  • Projeto: Para redução do peso da estrutura metálica, a engenharia foi otimizada junto ao fornecedor. Nos hangares, o projeto do piso foi dimensionado para receber diferentes capacidades, de acordo com a necessidade de utilização (as maiores cargas são consideradas apenas abaixo das rodas dos aviões, reduzindo assim a quantidade necessária de concreto e aço)
    - Para o conforto térmico interno ao terminal, foi instalado um sistema de climatização e exaustão por meio de uma Central de Água Gelada (CAG) na área de apoio, composta por resfriadores de líquidos (URL) e sistemas de bombeamento. A água é bombeada no Terminal até os condicionadores de ar localizados no pavimento técnico, onde o ar é distribuído por uma rede de dutos até os ambientes
    - Cada ambiente possui uma ou várias válvulas reguladoras de vazão (VAV), que controlam o fluxo de ar. O sistema será mantido para a nova área de ampliação do terminal, corrigindo eventuais pontos deficientes do terminal
    - Em termos de conforto acústico, os materiais a serem utilizados na fachada e internamente nos ambientes são especificados para isolamento dos ruídos de forma a garantir a eficiência do sistema
    - O projeto de arquitetura tem como foco a dinâmica aeroportuária, na qual o estudo dos fluxos de passageiros no terminal deve respeitar os itens obrigatórios de embarque e desembarque, de forma a facilitar e agilizar a operação. O estudo dos fluxos e paradas das aeronaves nas taxiways e pátios também deve seguir as normas específicas
  • Eficiência energética: Por meio de estudo térmico, foi reduzida a potência dos HVACs, com simulações para a redução e atendimento ao conforto térmico dos passageiros
    - Também foi obtida maior disposição de luz natural dentro do terminal, de forma a reduzir o consumo de energia na utilização de lâmpadas
  • Uso de materiais: A especificação dos materiais foi definida em atendimento ao melhor prazo, custo e qualidade para potencializar o projeto
  • Soluções de sustentabilidade: Durante a execução dos projetos, foi realizado estudo do balanço de terraplenagem (corte e aterro), de forma que o remanejamento do solo é executado dentro do próprio espaço do aeroporto, evitando o transporte externo de terra e reduzindo a emissão de CO2
    - Para redução de consumo de água, o aeroporto já utiliza um sistema de rede de esgoto a vácuo que será ampliado para as novas áreas, de forma a manter a redução do consumo
    - No que se refere à rede de drenagem, é utilizado um sistema de separadores que impede que a água pluvial carregue óleo dos pátios e pistas para a rede pluvial pública, de forma a evitar a contaminação do solo e do sistema de redes de água pluvial. Esse sistema será mantido e ampliado para as novas áreas do airside


OUTROS PROJETOS
Aeroporto Internacionalde Fortaleza

DADOS TÉCNICOS
Local: Fortaleza (CE)
Tipo: Infraestrutura aeroportuária
Área Construída: Airside: 240 mil m² | Landside: 73 mil m²
Terreno: 4.450.921 m²
Estrutura: 4 Terminais de Passageiros
Volume de concreto: 20.100 m3
Volume de aço: 675 mil ton
Investimento: Não divulgado
Entrega: 2020
Estágio da obra: Concluída
Diferencial técnico: Atuação desde a fase de pré-construção e execução da obra com o aeroporto em funcionamento

DESCRITIVO DE SOLUÇÕES

  • Inovação: Gestão de informações de um aeroporto por meio de um Software de Gestão de Facilities em BIM, utilizado para visualização, detecção de interferências, produção de cronograma ilustrado e extração de quantitativos, municiando as áreas de suprimentos e orçamentos
    - O modelo em BIM também teve a função de apoiar o controle de qualidade e obter processos enxutos na primeira implantação de Archibus vinculado ao BIM no Brasil
  • Planejamento: Obras de melhoria da infraestrutura, reforma e expansão das instalações existentes e construção de novas instalações em diversas áreas do sítio aeroportuário
    - A obra foi segmentada em várias áreas de acordo com o tipo de obra e localização física das intervenções realizadas: TPS 1 (reforma, expansão Oeste e expansão Leste), Píer A (Leste), pátios de aeronaves, pistas de taxiway, RESAS, Strip Leveling, extensão da PPD, canal de drenagem entre TWY Alpha e Apron 2, fechamento perimetral no sítio aeroportuário, viaduto, estacionamento descoberto, estacionamento de ônibus, vans, táxis e aplicativos e sistema viário de acesso e aprovações legais
  • Qualidade urbana: O aeroporto está localizado em região estratégica, a cerca de 9 km do centro da cidade, a 11 km do Centro de Eventos do Ceará e a 14 km da orla da cidade. Conta com ponto de ônibus urbano que conecta passageiros para diferentes pontos da cidade
  • Projeto: A Central de Água Gelada (CAG) abriga unidades resfriadoras de líquido (URL), além de conjuntos de motobombas de circuitos primário e secundário. Antes da reforma, a CAG possuía 4 URLs, com a ampliação a configuração passou a ter 5 URLs
    - Nos fan coils, há a troca de calor e tratamento do ar dos ambientes climatizados, sendo que o ar é conduzido por rede de dutos até as bocas de ar, garantindo o conforto térmico dos usuários
    - Salas técnicas de TI foram climatizadas com duplo equipamento, fancoletes à água gelada e splits convencionais. Áreas públicas de polícias federais, estaduais e civis e órgãos públicos foram climatizadas com duplo equipamento, fancoletes a água gelada e splits convencionais. Toda área do APOC foi climatizada com equipamentos novos e individualizados por salas
    - Para novas concessões alimentícias de grande porte, foi realizada a infraestrutura para exaustão de gordura com dutos isolados em chapa preta, interligando a concessão até áreas técnicas para a instalação de ventiladores e acessórios
  • Eficiência energética: O empreendimento é suprido por duas linhas de transmissão de energia elétrica, em 69 kV. Ao todo, quatro subestações formam os ramais alimentadores em média tensão. A potência total instalada é de 10.350 KVA
    - Substituição de todo o luminotécnico interno do TTPS existente, com aproximadamente 5.500 luminárias convencionais incandescentes e reatores por luminárias LED (alto fator de potência e baixo consumo de energia elétrica)
    - Na expansão, a instalação foi totalmente renovada com 25.000 metros de infraestrutura metálica para instalação de 155.000 metros de cabos em cobre flexível afitox (livre de halogênio), atendendo 7.000 luminárias LED, com alto fator de potência e baixo consumo de energia elétrica
  • Uso de materiais: Total de 98 mil toneladas de asfalto, 675 mil toneladas de aço, 20,1 mil m3 de concreto e 2 mil toneladas de estrutura metálica
  • Soluções de sustentabilidade: Elaboração de EIA/Rima ou RAS, Plano de Controle Ambiental (PCA), controle de poluição, gerenciamento de resíduos, controle de poluição de água e geração de efluentes, controle de fontes de poluição sonora, supressão de vegetação em 16,70 hectares e resgate de fauna com 1.101 animais das espécies de fauna silvestre


OUTROS PROJETOS
Trimais Places

DADOS TÉCNICOS
Local: São Paulo (SP)
Tipo: Comercial
Área Construída: 120.000 m²
Terreno: 29.355 m²
Estrutura: 15 pavimentos (torre comercial) e 2 pavimentos (shopping center)
Volume de concreto: Não divulgado
Investimento: Não divulgado
Entrega: 2020
Estágio da obra: Concluída
Diferencial técnico: Execução de edifício multiuso dentro do perímetro urbano com restrição de acesso e desafio logístico, que contou com a administração simultânea de até 150 subempreiteiros
- Diversas tecnologias construtivas foram adotadas na obra, como fachadas ventiladas e pisos de concreto de alto desempenho
- Controle rígido de QSMS

DESCRITIVO DE SOLUÇÕES

  • Inovação: A compatibilização de projetos, com o uso de tecnologia BIM, foi dividida em três fases de acompanhamento dos projetos, com a finalidade de buscar soluções para as incompatibilidades junto aos projetistas
    - Ao longo de 46 reuniões de compatibilização para entendimento dos apontamentos, foram analisadas ao todo 23 disciplinas e indicados 4.211 apontamentos
    - Na fase 1, 40% dos apontamentos foram corrigidos e, nas fases 2 e 3, foram mais de 60% de correções. Em números totais, foram compatibilizados aproximadamente 5 km de tubulações de refrigeração, 33 km de tubos (água fria, água quente e esgoto), 25 elevadores e mais de 48 mil m² de alvenaria
    - Financeiramente, os resultados convergiram para uma economia financeira de aproximadamente R$ 2,3 milhões
  • Planejamento: O projeto foi executado em 23 meses, incluindo a demolição das edificações existentes, movimentação de terra, contenções e demais atividades. A fundação teve duração de aproximadamente 13 meses, enquanto a estrutura, de diferentes tipologias (pré-moldado, moldado in loco e estrutura metálica) teve duração de 17 meses, incluindo cobertura, instalações em 10 meses e acabamentos em mais 10 meses. Os principais desafios de execução incluem a logística de materiais em área urbana, o volume de serviços concomitantes e a variedade de tipologias de estrutura, instalações e acabamentos, em virtude da diversidade de usos do edifício
  • Qualidade urbana: Situado no bairro de Tucuruvi, na Zona Norte da capital paulista, o Trimais Places reúne supermercado, shopping center e torre comercial de 14 andares, perfazendo um total de 120 mil m²
    - O empreendimento fomenta a economia da região, fortalecendo a economia local ao gerar troca de materiais e mercadorias
  • Projeto: Estrutura pré-moldada de concreto, moldada in loco e metálica, peles de vidro unitizadas e brises, vedações em alvenaria de blocos de concreto e drywall, revestimentos em pedras e nanoglass
    - O empreendimento utiliza a fachada ventilada, aproveitando as características da região, que se caracteriza por ter um vão entre os painéis que compõem o corpo da edificação
    - A ventilação que corre pelo vão evita que o calor dos painéis expostos ao sol seja transmitido para a edificação. Além disso, o vidro empregado na fachada foi desenvolvido com tecnologia que garante controle mais eficiente da intensidade de luz transmitida para os ambientes internos, com redução de impactos no sistema de ar-condicionado e iluminação
    - Para as instalações de ar-condicionado, o projeto trouxe uma mudança no conceito de atendimento com chiller de condensação a água por condensação a ar, buscando uma melhor relação de custo x benefício
  • Eficiência energética: Foi desenvolvida uma reengenharia do sistema de distribuição de energia, com readequação da potência instalada de 12.750 kVA para 7.000 kVA. A apresentação de projeto alternativo de iluminação trouxe uma redução de custo estimada de cerca de R$ 2 milhões
  • Uso de materiais: Ao todo, a obra inclui 13.500 peças de estruturas pré-fabricadas de concreto, 50.000 m² de alvenarias, 8.000 m² de paredes em drywall, 13.000 m² de forros, 8.500 m3 de estrutura de concreto moldada in loco, 20.000 m² de piso em granito e 26 elevadores
  • Soluções de sustentabilidade: Grande parte do resíduo da demolição do antigo supermercado que ficava no local foi reutilizado na própria obra. O material foi britado com a utilização de escavadeiras hidráulicas acopladas com rompedores hidráulicos e posteriormente utilizado como reforço do subleito do piso, para suportar a movimentação de carretas e equipamentos no canteiro
    - Houve ainda apresentação de estudo de implantação de ETE, que possibilitou ao cliente promover readequação do contrato junto à SABESP
    - Também foi realizada a readequação do sistema de distribuição de óleo diesel, de forma a atender à legislação (NR-10 e NR-20)

FATOS MARCANTES

  • 2021:
    3ª Maior empresa de Engenharia e Construção | Ranking O Empreiteiro
    Prêmio Infra FM | Categoria: facility e property management
    27ª edição do Prêmio Destaques do Ano: Trimais Places | SMACNA
  • 2022:
    Prêmio em Excelência e Inovação em Soluções para Engenharia | TOP Empresarial Internacional

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