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Revista GC - Ed.100 - Ago/Set 2022
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ESPECIAL MERCADO MOBILIÁRIO

CONSÓRCIO HTBM

Por Redação

PRINCIPAL PROJETO
Porto Alegre Airport

DADOS TÉCNICOS
Local: Porto Alegre (RS)
Tipo: Infraestrutura aeroportuária
Área Construída: 73,1 mil m² (Novo Terminal e Retrofit) / 131,57 mil m² (Nova Pista de Pouso e Decolagem e Taxiways)
Volume de concreto: 80,7 mil m³
Investimento: Não divulgado
Entrega: 2022
Estágio da obra: Concluída
Diferencial técnico: Basicamente, o escopo do consórcio (formado pelas construtoras HTB, Tedesco e Barbosa Mello) compreendeu a adequação do Projeto Básico, execução da totalidade dos projetos executivos, serviços de suprimentos e construção, comissionamento e operação assistida

DESCRITIVO DE SOLUÇÕES

  • Inovação: As inovações feitas com a modelagem em BIM 4D foram peças-chave para a otimização de tempo e custos, resultando em qualidade que superou as expectativas do cliente
    - Foi utilizado sistema BIM na fase de engenharia e execução de obras para integrar todas as plataformas e disciplinas, proporcionando maior controle da produção, agilidade e verificação de interferências previamente à execução, mitigando ao máximo os retrabalhos
    - Para os projetos executivos, o BIM possibilitou maior detalhamento conceitual, eliminação de interferências interdisciplinares e facilidade de compatibilização dos diferentes tipos de projetos, resultando em alta produtividade, execução dentro do prazo e orçamento estimado, além da facilidade de adaptação das modificações de sistemas executivos e de projetos, contribuindo também para uma melhor gestão do empreendimento, minimização de interrupções de fluxo de trabalho, sincronismo entre transporte, produção de peças, otimizações de equipamentos, compartilhamento das informações dura

PRINCIPAL PROJETO
Porto Alegre Airport

DADOS TÉCNICOS
Local: Porto Alegre (RS)
Tipo: Infraestrutura aeroportuária
Área Construída: 73,1 mil m² (Novo Terminal e Retrofit) / 131,57 mil m² (Nova Pista de Pouso e Decolagem e Taxiways)
Volume de concreto: 80,7 mil m³
Investimento: Não divulgado
Entrega: 2022
Estágio da obra: Concluída
Diferencial técnico: Basicamente, o escopo do consórcio (formado pelas construtoras HTB, Tedesco e Barbosa Mello) compreendeu a adequação do Projeto Básico, execução da totalidade dos projetos executivos, serviços de suprimentos e construção, comissionamento e operação assistida

DESCRITIVO DE SOLUÇÕES

  • Inovação: As inovações feitas com a modelagem em BIM 4D foram peças-chave para a otimização de tempo e custos, resultando em qualidade que superou as expectativas do cliente
    - Foi utilizado sistema BIM na fase de engenharia e execução de obras para integrar todas as plataformas e disciplinas, proporcionando maior controle da produção, agilidade e verificação de interferências previamente à execução, mitigando ao máximo os retrabalhos
    - Para os projetos executivos, o BIM possibilitou maior detalhamento conceitual, eliminação de interferências interdisciplinares e facilidade de compatibilização dos diferentes tipos de projetos, resultando em alta produtividade, execução dentro do prazo e orçamento estimado, além da facilidade de adaptação das modificações de sistemas executivos e de projetos, contribuindo também para uma melhor gestão do empreendimento, minimização de interrupções de fluxo de trabalho, sincronismo entre transporte, produção de peças, otimizações de equipamentos, compartilhamento das informações durante a definição das estratégias de execução em obra e garantia na qualidade do produto
  • Planejamento: Com o aeroporto em funcionamento, foi necessária a implantação do sistema de gestão integrada no empreendimento, para que todos os desafios fossem sanados, atendendo os requisitos de qualidade e orçamento previstos
    - O sistema geriu controle de materiais aplicados na obra, verificação e liberação dos serviços executados, acabamentos em geral e outros
  • Qualidade urbana: Os investimentos para o projeto de modernização e ampliação do POA Airport visaram transformar o Aeroporto em um hub internacional, inclusive para o transporte de cargas, impulsionando a economia local e se tornando um elo para países da América e Europa
  • Projeto: Para garantir aderência ao projetado, a equipe multidisciplinar de ATO (Assistência Técnica de Obra), formada por profissionais sêniores, esteve presente durante a construção, agilizando o esclarecimento de dúvidas, alinhando soluções técnicas, resolvendo os problemas executivos e mantendo uma comunicação rápida e alinhada com a equipe de engenharia, construção e contratos
  • Uso de materiais: Além do BIM, destacam-se outros pontos inovadores, como:
    - Adoção de pilares em peças únicas ao longo dos 5 pavimentos, vigas, lajes e painéis de fachada seccionados eixo a eixo no Edifício Garagem
    - Utilização de membranas tipo TPO-PVC na cobertura em toda a área de ampliação do Terminal de Passageiros, proporcionando impermeabilização e isolamento térmico/acústico da cobertura, além de permitir menor inclinação do telhado, com garantia de estanqueidade de 25 anos para o empreendimento

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