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04 de outubro de 2013
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Concreto Hoje / Concreteiras ampliam participação no cenário da construção civil

Impulsionado por programas como o Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, o sistema se mostrou o mais eficiente entre os 59 protótipos construídos no país. Com isso, provou ser o mais econômico e com maior apelo social nas obras de casas populares de 42 m² de área. “Antes, era comum a construção bloco por bloco nas edificações. Hoje utilizamos paredes de concreto, o que impacta diretamente no mercado da mistura dosada em central”, avalia Arlindo Vaquero Y Mayor, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem (Abesc).

Quem consome o concreto?

Além de mapear a produção do concreto, o levantamento da ABCP também mostra onde está o consumo do produto. De acordo com a entidade, três canais respondem pela demanda no Brasil. O primeiro é formado pelas construtoras de edificações, que preferem o consumo dosado em centrais. Em segundo aparecem as obras de infraestrutura que, apesar de serem grandes consumidoras de concreto, são parte importante na montagem de centrais no próprio canteiro. Por último, o nicho das autoconstruções fecha o ciclo. Nesse caso, opta-se também pela compra do material via concreteiras em função, principalmente, da presença em áreas urbanas. "É um mercado que possui possibilidades altíssimas de expansão", complementa Eliana Taniguti, diretora geral da E8 Inteligência, parceira da ABCP em pesquisas de mercado.

A especialista acredita que as obras urbanas serão o nicho que mais aumentará o consumo de concreto nos próximos anos, principalmente em razão do crescimento de investimentos no segmento e da necessidade de melhorias. Dados da ABCP mostram que somente entre 2010 e 2011, o consumo das obras urbanas do total de concreto produzido no país praticamente dobrou para 12%. O PIB da construção no Brasil no mesmo período apresentou queda de 8%, conforme mostrado na tabela. Ou seja, o segmento de obras urbanas cresce acima da freada da construção civil no país.

ABCP lança primeira pesquisa completa do setor de concreto

Lançada em agosto de 2013, a primeira Pesquisa sobre o Panorama e Tendências Técnico-mercadológicas do Setor de Concreto foi apresentada pela ABCP em parceria com a E8 Inteligência e a UBM Brazil. A pesquisa é a primeira do segmento no Brasil e contemplou mais de 300 entrevistas com profissionais de toda a cadeia, desde referências do setor até concreteiras, construtoras, bem como laboratórios e projetistas de concreto.