FECHAR
04 de outubro de 2013
Voltar
GreenbuildingBrasil

Basf: soluções para construção sustentável

De olho na forte demanda por soluções sustentáveis alguns dos principais desenvolvedores de tecnologia no mundo têm investido pesado em pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços. É o caso da Basf, que aproveitou a feira internacional BAU 2013, realizada em Munique, em janeiro deste ano, para exibir novas contribuições da química para a construção sustentável. A feira, principal evento nas áreas de arquitetura, materiais e sistemas, contou com a presença de aproximadamente 2.000 expositores de mais de 40 países. Entre as novidades estavam diversas soluções, incluindo produtos para aumentar a eficiência energética de construções; materiais para tornar as construções mais duráveis reduzindo, assim, a manutenção e os reparos; e suporte a arquitetos e planejadores que desejam experimentar novas abordagens de projetos. A empresa apresentou ainda uma visão das últimas pesquisas sobre pigmentos eletrocrômicos para iluminação interior de ambientes.

Melhorando a pegada energética

Um dos objetivos do processo de diálogo é ajudar no desenvolvimento de soluções para construções energeticamente mais eficientes. A área de construção e de moradias representa aproximadamente 40% do consumo global de energia e 30% das emissões globais de dióxido de carbono (CO2). Este impacto pode ser reduzido significativamente. A linha de soluções que a Basf apresentou na BAU inclui o isolamento de perímetros, as molduras de janelas com pontes térmicas reduzidas e os sistemas de isolamento para fachadas, telhados e coletores solares.

Neopor, uma versão mais avançada à base do material clássico de isolamento de poliestireno Styropor, contém partículas especiais de grafite que refletem a radiação térmica como um espelho e assim reduzem a perda de calor na residência. Esta tecnologia é demonstrada na aplicação em teto plano e também em um sistema com revestimento de proteção contra a chuva com ventilação na parte posterior. O tradicional Styrodur C é ideal para o isolamento de perímetros por sua alta força de compressão e sua baixa absorção de água. Estas duas propriedades foram colocadas em destaque na apresentação da feira.

Outra solução apresentada é o Basotect, uma espuma especial de células abertas produzida a partir da resina melamínica. Trata-se de um isolante acústico e térmico, resistente ao calor, usado em várias aplicações, tais como isolamento de coletores solares.