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Wilson Sons aposta no Arco Norte para o crescimento do setor de apoio portuário

Investimentos previstos para a região podem impulsionar a movimentação portuária no local

Portos e Navios

24/02/2022 11h00


A Wilson Sons vem, cada vez mais, apostando no setor de apoio portuário no Arco Norte. Em 2021, a companhia teve um crescimento expressivo no volume de manobras nos portos da região e tem expectativas positivas para os próximos anos, principalmente, pelos diversos investimentos previstos para o setor portuário. Além da otimização da logística de escoamento das cargas.

Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), os portos do Arco Norte, em conjunto, cresceram mais de 25% de 2016 a 2021.

"O investimento em infraestrutura como ferrovias, por exemplo, será fundamental para suportar os projetos dos grandes players do

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A Wilson Sons vem, cada vez mais, apostando no setor de apoio portuário no Arco Norte. Em 2021, a companhia teve um crescimento expressivo no volume de manobras nos portos da região e tem expectativas positivas para os próximos anos, principalmente, pelos diversos investimentos previstos para o setor portuário. Além da otimização da logística de escoamento das cargas.

Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), os portos do Arco Norte, em conjunto, cresceram mais de 25% de 2016 a 2021.

"O investimento em infraestrutura como ferrovias, por exemplo, será fundamental para suportar os projetos dos grandes players do mercado. O modal ferroviário é importante para o desenvolvimento do Arco Norte, além de ser uma excelente forma de conectar seus portos às demais regiões do país”, destaca Mateus Melo, gerente regional da divisão de Rebocadores.

O ano de 2021 ficou marcado também por ter representado os primeiros 12 meses completos da atuação da companhia em Santarém, porto em que a unidade de Rebocadores passou a operar em novembro de 2020.

A Wilson Sons foi a primeira operadora a atuar com um rebocador azimutal com mais de 45 toneladas de tração estática (TBP) em Santarém e, para que isso fosse possível, a companhia estudou a operação local, treinou a sua tripulação e implantou todo o controle necessário para que sua atuação fosse segura e eficiente.

Entre as principais cargas movimentadas pelos portos do Arco Norte estão minério de ferro, petróleo e derivados, grãos e fertilizantes. A divisão de Rebocadores tem forte atuação no terminal de Ponta da Madeira, contribuindo para que o minério de ferro seja a carga de maior representatividade para a companhia no Arco Norte. O petróleo e seus derivados também é um setor importante para a unidade, principalmente no Porto de Itaqui.

Já no agronegócio, que inclui cargas como soja, milho e fertilizantes, a Wilson Sons cresceu quase 20% no volume de manobras de navios, no último ano, com destaque para o Porto de Itaqui, terminal que vem se tornando cada vez mais importante para a região.

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