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Volume de cargas movimentadas pela Ferrovia Centro-Atlântica no Corredor Minas-Bahia cresce 32% no 1º semestre de 2021

Nos últimos dois anos, o número de clientes atendidos pela VLI via Corredor Minas-Bahia também teve alta de 25%

Acessória de imprensa

18/11/2021 11h00 | Atualizada em 18/11/2021 11h58


De janeiro a junho de 2021, a VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos –, movimentou pelo Corredor Minas-Bahia, ramal integrante da FCA, cerca de 4 milhões de toneladas, volume 32% maior que o registrado no mesmo período do ano passado.

Nos últimos dois anos, o número de clientes atendidos pela VLI via Corredor Minas-Bahia também teve alta de 25%.

O Corredor Minas-Bahia da FCA atua como um importante ramal logístico para os setores produtivos em razão de uma característica singular: a vocação para o transporte de cargas gerais.

O ramal conta com movimentações regulares de derivados de petróleo, cal, químicos, minério de ferro, minério de cromo, minério de magnesita (com destino ao Porto de Aratu e Minas Gerais), cimento (com destino ao Porto de Aratu) e contêineres.

Apenas na Bahia, os municípios de Alagoinhas, Castro Alves, Iaçu, Licínio de Almeida, Camaçari, Brumado, Campo Formoso, Candeias, Pojuca e Itiúba integram o mapa ferroviário regional e atuam como pontos de carga e descarga de produtos.

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De janeiro a junho de 2021, a VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos –, movimentou pelo Corredor Minas-Bahia, ramal integrante da FCA, cerca de 4 milhões de toneladas, volume 32% maior que o registrado no mesmo período do ano passado.

Nos últimos dois anos, o número de clientes atendidos pela VLI via Corredor Minas-Bahia também teve alta de 25%.

O Corredor Minas-Bahia da FCA atua como um importante ramal logístico para os setores produtivos em razão de uma característica singular: a vocação para o transporte de cargas gerais.

O ramal conta com movimentações regulares de derivados de petróleo, cal, químicos, minério de ferro, minério de cromo, minério de magnesita (com destino ao Porto de Aratu e Minas Gerais), cimento (com destino ao Porto de Aratu) e contêineres.

Apenas na Bahia, os municípios de Alagoinhas, Castro Alves, Iaçu, Licínio de Almeida, Camaçari, Brumado, Campo Formoso, Candeias, Pojuca e Itiúba integram o mapa ferroviário regional e atuam como pontos de carga e descarga de produtos.

A renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica abrirá ainda novas portas para um próximo ciclo de desenvolvimento. Avaliações iniciais do processo indicam uma oportunidade de investimento de R$ 13,8 bilhões na malha atual, a serem direcionados para melhorias na estrutura e ativos – o que inclui também a malha da FCA na Bahia.

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