Infraestrutura
Portal 2014
08/08/2013 12h39
A construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Cuiabá deve ter mais uma fase concluída nas próximas semanas. O consórcio responsável pelas obras iniciou o lançamento das vigas pré-moldadas no viaduto da MT-040, que chegou à marca de 71,4% de conclusão.
É o início da terceira etapa da construção do elevado construído na avenida Fernando Corrêa da Costa, no entroncamento com a rodovia Palmiro Paes de Barros.Os trabalhos no local começaram em fevereiro deste ano.
O viaduto rodoferroviário terá aproximadamente 445 metros de extensão. Será constituído de duas faixas de circulação por sentido para o tráfego geral, além da via permanente para a circulação do VLT. Sob o viaduto haverá também faixas de circulação (pistas marg
...A construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Cuiabá deve ter mais uma fase concluída nas próximas semanas. O consórcio responsável pelas obras iniciou o lançamento das vigas pré-moldadas no viaduto da MT-040, que chegou à marca de 71,4% de conclusão.
É o início da terceira etapa da construção do elevado construído na avenida Fernando Corrêa da Costa, no entroncamento com a rodovia Palmiro Paes de Barros.Os trabalhos no local começaram em fevereiro deste ano.
O viaduto rodoferroviário terá aproximadamente 445 metros de extensão. Será constituído de duas faixas de circulação por sentido para o tráfego geral, além da via permanente para a circulação do VLT. Sob o viaduto haverá também faixas de circulação (pistas marginais) e uma rotatória de acesso aos bairros do entorno e à MT-040.
A fase inclui também o lançamento das pré-lajes, a concretagem das lajes e a implantação das barreiras de segurança para a execução do pavimento e acabamento. Nas próximas semanas, as atividades estarão concentradas no assentamento das vigas. Ao todo são 140 unidades, que já estão estocadas no local, o que facilitará a logística e proporcionará um ritmo mais acelerado ao processo.
Principal obra de mobilidade de Cuiabá, o VLT terá 22 quilômetros e ligará Cuiabá à Várzea Grande. A obra está orçada em R$ 1,477 bilhão e deve ser concluída até março do ano que vem.
Nos dois últimos anos, o cronograma ficou comprometido com a polêmica mudança de modal no Ministério das Cidades (alteração de BRT para VLT em 2011, com valor quase quatro vezes maior) e com os atrasos na elaboração do edital de licitação.
16 de abril 2020
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