Assessoria de Imprensa
10/07/2024 15h05
A VLI, companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, recebeu as primeiras das 12 locomotivas ES-43BBI adquiridas junto à Wabtec Brasil em março de 2023, em um novo estímulo da companhia à indústria ferroviária nacional que incrementará ainda mais a capacidade de transporte de carga na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
A entrega ocorreu na semana passada, em cerimônia realizada na unidade industrial da fabricante, em Contagem (MG), com a presença da prefeita da cidade, Marilia Campos; do secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro; do secretário nacional do Transporte Fe
...A VLI, companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, recebeu as primeiras das 12 locomotivas ES-43BBI adquiridas junto à Wabtec Brasil em março de 2023, em um novo estímulo da companhia à indústria ferroviária nacional que incrementará ainda mais a capacidade de transporte de carga na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
A entrega ocorreu na semana passada, em cerimônia realizada na unidade industrial da fabricante, em Contagem (MG), com a presença da prefeita da cidade, Marilia Campos; do secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro; do secretário nacional do Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro; do diretor-geral substituto da Agência Nacional do Transporte Terrestre, Guilherme Sampaio; e do governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zema.
Adquiridas por meio de um investimento de cerca de R$ 300 milhões, as locomotivas atenderão à demanda por transporte de cargas no corredor Sudeste da companhia, por onde grãos, açúcar, fertilizantes e outros produtos são escoados por estados como Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo. As locomotivas foram projetadas com tecnologia de ponta, que lhes confere maior capacidade de transporte com menor consumo de combustível, gerando alta produtividade às composições.
“A VLI é uma companhia de caráter desenvolvimentista, que contribui, desde sua criação, para o fortalecimento e a transformação da logística nacional, além de fomentar a indústria ferroviária do Brasil. A ampliação da capacidade de transporte de carga na Ferrovia Centro-Atlântica tem como foco o atendimento aos nossos clientes, que produzem riquezas no país. Ao fomentar o transporte ferroviário de cargas, geramos impactos positivos no meio ambiente, na economia nacional e na pauta de exportações brasileira”, afirma Fábio Marchiori, CEO interino e diretor de Finanças, Supply Chain e Serviços da VLI.
“A Wabtec tem uma parceria de longa data com a VLI, que se fortalece ainda mais com essa entrega de locomotivas de última geração, equipadas com motor diesel de alta tecnologia para suportar a jornada de descarbonização do setor. Estamos orgulhosos em fazer parte da modernização contínua da frota da Ferrovia Centro-Atlântica, fornecendo não somente locomotivas, mas também preparados para prover soluções tecnológicas que impulsionam a eficiência, segurança e performance no ecossistema ferroviário do transporte de carga do país”, diz Danilo Miyasato, presidente e líder regional Latam da Wabtec.
Com a concretização deste negócio, a VLI acumula a aquisição de 20 locomotivas em um período de pouco mais de um ano, com investimentos de cerca de R$ 500 milhões. Em um exemplo recente, em março deste ano, a companhia anunciou a aquisição de oito novos modelos, também fabricados no Brasil, com previsão de entrega para o final de 2025.
Corredor Sudeste da FCA – O corredor Sudeste da Ferrovia Centro-Atlântica é um sistema logístico de alta eficiência, que atende fluxos de importação e de exportação por meio do Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita, o Tiplam. Sua área de cobertura abrange estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiás e o Distrito Federal, movimentando açúcar, grãos e fertilizantes, majoritariamente.
A estrutura do corredor também inclui dois terminais integradores, em Uberaba (MG) e Guará (SP), onde é feito o transbordo da carga para o sistema ferroviário.
Além da alta eficiência ofertada aos clientes, o Tiplam também gera impactos positivos na região da Baixada Santista, uma vez que todos os seus fluxos de exportação são feitos por ferrovia, contribuindo para o trânsito e o ambiente da região, uma vez que o modal ferroviário é até nove vezes menos intensivo que o rodoviário na emissão de CO² na atmosfera.
Locomotivas – A ES43BBi é uma locomotiva heavy-haul projetada especialmente para ferrovias de bitola métrica. Equipada com o potente motor EVO 4,500GHP de 12 cilindros, sistema de tração AC de tecnologia avançada com controle individual por eixo e truques robustos e articulados, a ES43BBi foi projetada para garantir o máximo desempenho mesmo em rampas íngremes, túneis apertados e vias com curvas acentuadas.
O equipamento foi otimizado para trabalhar nas condições climáticas brasileiras. Ele conta com o sistema Air-to-Air, que aumenta a eficiência da combustão do motor diesel, e com dois sopradores que garantem o fluxo de ar aos oito motores de tração em todas as condições de operação.
Adicionalmente, tem baixo custo de ciclo de vida e, graças à sua eficiência energética, tem um menor nível de emissões, longos períodos entre revisões e dispõe, ainda, de uma preparação para integração com soluções de software, com potencial de aumentar ainda mais a eficiência e a segurança, otimizando a condução dos trens.
18 de dezembro 2024
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