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VLI inicia ampliação de pátio ferroviário em Aracruz

Investimento de R$ 37 milhões prevê ampliação do pátio de manobras e edificação de estrutura para reparos de vagões

Assessoria de Imprensa

26/05/2023 08h33 | Atualizada em 31/05/2023 14h10


A VLI dará início nesta semana a obras de melhorias ferroviárias na cidade de Aracruz, no Espírito Santo, para elevar a eficiência do trecho que dá acesso ao porto de Barra do Riacho, onde há movimentação de cargas como celulose, toretes de madeira e produtos siderúrgicos.

Ao todo, serão investidos cerca de R$ 37 milhões na ampliação do pátio de manobras e na edificação de uma estrutura para reparos leves em vagões, além de contrapartidas sociais.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Vale e a VLI, com previsão de que as obras sejam finalizadas ao longo do 2º semestre.

“Esta é mais uma solução que visa gerar valor para o negócio dos nossos clientes, como é o caso da LD Celulose, cuja operação foi iniciada em 2022 trazendo, por ferrovia, celulose solúvel diretamente da fábrica da LD, no Triângulo Mineiro”, afirma o diretor de operações do Corredor Centro-Leste da VLI, Diego Zanella.

“A ampliação do pátio permite a circulação de trens em sentidos opos

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A VLI dará início nesta semana a obras de melhorias ferroviárias na cidade de Aracruz, no Espírito Santo, para elevar a eficiência do trecho que dá acesso ao porto de Barra do Riacho, onde há movimentação de cargas como celulose, toretes de madeira e produtos siderúrgicos.

Ao todo, serão investidos cerca de R$ 37 milhões na ampliação do pátio de manobras e na edificação de uma estrutura para reparos leves em vagões, além de contrapartidas sociais.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Vale e a VLI, com previsão de que as obras sejam finalizadas ao longo do 2º semestre.

“Esta é mais uma solução que visa gerar valor para o negócio dos nossos clientes, como é o caso da LD Celulose, cuja operação foi iniciada em 2022 trazendo, por ferrovia, celulose solúvel diretamente da fábrica da LD, no Triângulo Mineiro”, afirma o diretor de operações do Corredor Centro-Leste da VLI, Diego Zanella.

“A ampliação do pátio permite a circulação de trens em sentidos opostos, com segurança e sem necessidade de parada, resultando em ganhos de eficiência para a operação”, explica.

A estrutura de reparos leves de vagões também representará um incremento de eficiência, uma vez que permitirá consertos de menor complexidade – como troca de peças e de rodeiros – sem a necessidade de movimentação do material rodante até a oficina da VLI instalada em Cariacica, também no Espírito Santo.

Além das obras de melhorias ferroviárias, a VLI e a Vale entregarão contrapartidas à comunidade local, como realocação de uma passagem em nível na região, com obras de pavimentação e iluminação, vedação da área operacional, instalação de equipamentos de recreação e atividades físicas em Barra do Riacho e asfaltamento da rua de acesso ao pátio, entre outras.

Para realizar o transporte de carga para a LD Celulose em direção ao sistema portuário do Espírito Santo, a VLI investiu cerca de R$ 400 milhões na aquisição de 215 vagões exclusivos para a LD e nove locomotivas para aumentar a capacidade de transporte de carga no Corredor Centro-Leste.

A empresa também estuda novos investimentos e oportunidades para aumentar os volumes transportados aos portos do Espírito Santo. Exemplo disso é o anúncio realizado neste ano de um memorando de entendimento com a Vports (antiga Codesa) para obras de expansão do novo Porto de Vitória.

O documento assume que os estudos, a serem realizados em conjunto, podem concluir pela oportunidade de investimentos de até R$ 200 milhões em ferrovia, porto e terminais.

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