Assessoria de Imprensa
30/08/2023 12h40
A VLI concluiu os pedidos de compra de 168 vagões Hopper HTT e três locomotivas para operação na Ferrovia Norte-Sul, que serão utilizados para o transporte do agronegócio brasileiro, exportado pelo sistema portuário de São Luís a vários destinos do mundo.
O negócio movimenta um total aproximado de R$ 200 milhões, em uma nova contribuição da VLI para a indústria ferroviária nacional.
Os vagões serão fabricados pela Greenbrier Maxion, localizada em Hortolândia (SP), devendo ser entregues ainda neste ano.
Já as locomotivas, modelo ES43BBi, foram adquiridas junto à W
...A VLI concluiu os pedidos de compra de 168 vagões Hopper HTT e três locomotivas para operação na Ferrovia Norte-Sul, que serão utilizados para o transporte do agronegócio brasileiro, exportado pelo sistema portuário de São Luís a vários destinos do mundo.
O negócio movimenta um total aproximado de R$ 200 milhões, em uma nova contribuição da VLI para a indústria ferroviária nacional.
Os vagões serão fabricados pela Greenbrier Maxion, localizada em Hortolândia (SP), devendo ser entregues ainda neste ano.
Já as locomotivas, modelo ES43BBi, foram adquiridas junto à Wabtec, fabricante instalada em Contagem (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte (MG).
A previsão de entrega, neste caso, é até dezembro de 2024. “A aquisição deste novo lote de materiais rodantes atende à demanda do agronegócio brasileiro e à geração de capacidade para o transporte de outros insumos que movimentamos no tramo Norte da Ferrovia Norte-Sul, como celulose, combustíveis e fertilizantes”, afirma Fábio Marchiori, diretor de Finanças, Supply Chain e Serviços da VLI.
Os vagões Hopper HTT, desenvolvidos e produzidos pela Greenbrier Maxion, possuem diferenciais como redução do comprimento sem perda de volume, diminuição da tara (peso) e aumento da vida útil.
Com todas essas otimizações, há um incremento na capacidade de carga por trem. Outro destaque é o sistema descarga rápida e o revestimento interno com pintura especial, que não retém a carga no interior do vagão.
Além disso, as novas unidades possuem o sistema do truque Motion Control, de alto desempenho e com redução do desgaste de componentes, gerando menor consumo de combustível e mais segurança.
A empresa detém a concessão do tramo norte da Ferrovia Norte-Sul, que compõe o chamado corredor Norte da companhia.
No último ano, a movimentação de cargas neste trecho teve aumento de 15%, em comparação com 2021, passando de 12,7 para 15 milhões de toneladas.
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