Assessoria de imprensa
10/06/2022 16h30 | Atualizada em 14/06/2022 14h39
Desafiada a encontrar uma solução que mitigasse os impactos ambientais gerados pelos milhares de caminhões necessários para a entrega de biodiesel do Rio Grande do Sul para o Nordeste pelo modal rodoviário, a Vibra iniciou em 2019 operação de cabotagem do biocombustível a partir do porto de Rio Grande para Suape.
Com a nova rota, cada navio retira cerca de 200 caminhões das estradas. O projeto começou com a primeira viagem teste de cabotagem de B100. A operação foi um sucesso, e em 2020 novas entregas ocorreram.
Com a estrutura da nova rota definitivamente consolidada, a Vibra se tornou a primeira empresa no país a fazer este ti
...Desafiada a encontrar uma solução que mitigasse os impactos ambientais gerados pelos milhares de caminhões necessários para a entrega de biodiesel do Rio Grande do Sul para o Nordeste pelo modal rodoviário, a Vibra iniciou em 2019 operação de cabotagem do biocombustível a partir do porto de Rio Grande para Suape.
Com a nova rota, cada navio retira cerca de 200 caminhões das estradas. O projeto começou com a primeira viagem teste de cabotagem de B100. A operação foi um sucesso, e em 2020 novas entregas ocorreram.
Com a estrutura da nova rota definitivamente consolidada, a Vibra se tornou a primeira empresa no país a fazer este tipo de entrega a partir da região Sul.
Somente em 2021, o carregamento total de biodiesel por cabotagem foi da ordem de 47.000 m3 (47 milhões de litros), o que gerou economia de R$ 17 milhões para a Vibra no custo logístico.
Historicamente, o suprimento (inbound) de B100 da região Nordeste era realizado em parte pelas poucas usinas da região e complementado pelas usinas localizadas na região Centro Oeste, por meio de modal rodoviário.
Com a cabotagem, ao longo do ano de 2021 mais de 900 viagens rodoviárias de longa distância deixaram de ser realizadas entre o Centro Oeste e o Nordeste.
Com a demanda aquecida por biodiesel nos estados do Nordeste, a Vibra pretende elevar em até 20% as entregas do biocombustível por cabotagem, superando os 50 milhões de litros.
Na prática, a nova rota Sul – Nordeste via cabotagem permite a economia e a redução de emissões já no abastecimento para transporte: 1 navio consome em média 287 toneladas de bunker; já as mais de 900 viagens de caminhão que seriam utilizadas anteriormente ao longo de 1 ano necessitariam 1.165 m3 de diesel.
Dessa forma, a operação de cabotagem realizada pela Vibra resultou em uma redução de 1.818 toneladas de CO2 equivalente (CO2eq), gerando um grande ganho ambiental.
“A operação de cabotagem trouxe uma série de ganhos: o primeiro foi a redução das viagens rodoviárias de longa distância, gerando uma queda drástica na poluição atmosférica emitida ao longo do processo de suprimento de biodiesel”, afirma o vice-presidente executivo de Operações, Logística e Sourcing, Marcelo Fernandes Bragança.
“O segundo foi a ampliação das alternativas logísticas da Companhia, que agora conta com uma nova rota, inclusive, com novos fornecedores. E claro, as vantagens econômicas, com os custos mais otimizados”, diz.
27 de novembro 2024
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