Assessoria de imprensa
07/04/2022 11h00
Na primeira concessão rodoviária federal da região Norte, a Via Brasil BR 163/230/MT/PA assinou na sexta-feira (dia 1º) o contrato de concessão do sistema rodoviário que integra as regiões Sul, Centro-Oeste e Norte do Brasil.
A rodovia é considerada a mais importante para o escoamento da produção agrícola brasileira.
Com mais de 1 mil km, o trecho liga o estado de Mato Grosso a portos no Pará, entre Sinop (MT) e Itaituba (PA), formando um dos principais corredores para o escoamento da produção de grãos do Centro-Oeste e da região Norte, além da ligação a terminais portuários do Arco
...Na primeira concessão rodoviária federal da região Norte, a Via Brasil BR 163/230/MT/PA assinou na sexta-feira (dia 1º) o contrato de concessão do sistema rodoviário que integra as regiões Sul, Centro-Oeste e Norte do Brasil.
A rodovia é considerada a mais importante para o escoamento da produção agrícola brasileira.
Com mais de 1 mil km, o trecho liga o estado de Mato Grosso a portos no Pará, entre Sinop (MT) e Itaituba (PA), formando um dos principais corredores para o escoamento da produção de grãos do Centro-Oeste e da região Norte, além da ligação a terminais portuários do Arco Norte (Rio Tapajós).
O projeto de concessão prevê a instalação de três praças de pedágios, em Itaúba (MT), Guarantã do Norte (MT) e Trairão (PA), além de duas paradas para caminhoneiros e execução dos acessos aos portos de Miritituba (PA), Itapacurá (PA) e ao terminal portuário de Santarenzinho (PA).
O contrato será pelo período de 10 anos para exploração da infraestrutura e prestação de serviço público de recuperação, operação, monitoração, conservação, implantação de melhorias e manutenção dos serviços. Os investimentos serão de R$ 2 bilhões.
“O projeto é desafiador e audacioso, mas ficamos tranquilos por saber que contaremos com a ajuda e a parceria do governo federal e das entidades do setor para o desenvolvimento do melhor trabalho que atenda às centenas de milhares de caminhoneiros que trafegam por lá, toda a população do seu entorno e o escoamento da produção brasileira de grãos”, afirmou Fernando Fujisawa, diretor-presidente da Via Brasil BR-163.
O Ministro Marcelo Sampaio ressaltou a importância da concessão como um modelo a ser seguido e destacou as mudanças significativas que a operação da BR-163 trará como solução logística para a região Centro-Oeste / Norte.
“A operação será um marco para a logística do agronegócio brasileiro”, salientou. “Mas olhando para o lado humanitário, o atendimento ao usuário será uma grande conquista para todos que usam a rodovia.”
O consórcio Via Brasil BR-163 é formado pelas empresas Conasa Infraestrutura, Zetta Infraestrutura e Participações, Construtora Rocha Cavalcante, Engenharia de Materiais e M4 Investimentos e Participações.
13 de novembro 2024
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