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Valor Online
13/04/2010 15h34 | Atualizada em 13/04/2010 18h36
A Vale planeja investir neste ano aproximadamente R$ 60 milhões no desenvolvimento e aplicação de tecnologias inovadoras em operações ferroviárias e portuárias. Entre os principais investimentos estão novos equipamentos para operação de locomotivas por meio de comando remoto.
Dois desses equipamentos já estão em fase de testes na Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), enquanto outros dois serão colocados à prova até o fim do ano.
Tais equipamentos permitem que o maquinista saia da cabine da locomotiva para realizar manobra com comando remoto, dando a ele uma visão completa da operação e maior rapidez no processo.
A empresa também está investindo no desenvolvimento de um sistema de aproximação dinâmica que permit
...A Vale planeja investir neste ano aproximadamente R$ 60 milhões no desenvolvimento e aplicação de tecnologias inovadoras em operações ferroviárias e portuárias. Entre os principais investimentos estão novos equipamentos para operação de locomotivas por meio de comando remoto.
Dois desses equipamentos já estão em fase de testes na Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), enquanto outros dois serão colocados à prova até o fim do ano.
Tais equipamentos permitem que o maquinista saia da cabine da locomotiva para realizar manobra com comando remoto, dando a ele uma visão completa da operação e maior rapidez no processo.
A empresa também está investindo no desenvolvimento de um sistema de aproximação dinâmica que permite o engate da locomotiva com o trem em movimento. O mecanismo acarreta economia de até 5% com combustível, já que os momentos de maior consumo ocorrem nas paradas e frenagens dos trens.
No Terminal Portuário de Ponta da Madeira, no Maranhão, a Vale trabalha em um sistema para permitir operação remota a todas as máquinas empilhadeiras e recuperadoras, usadas para transferir o minério do pátio para as correias transportadoras até o navio.
"A partir de câmeras e sensores instalados nas máquinas, conseguimos levar operadores até um ponto distante dos equipamentos, para que tenham visão do pátio como um todo e operem de forma remota", explica, em nota, o diretor de operações logísticas da Vale, Humberto Freitas.
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