O Estado de S.Paulo
31/10/2023 11h41
A implementação do sistema free flow na BR-101 (Rio-Santos) no dia 31 de março iniciou um processo de renovação das rodovias do Brasil. Entre a instalação e o final do mês de julho, a via administrada pela CCR RioSP registrou mais de 4 milhões de transações, o equivalente a 1 milhão de passagens mensais.
Em mais ou menos três meses, o uso de tags para pagamento automático das tarifas dos pedágios também apresentou crescimento. De acordo com o primeiro relatório disponibilizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o aumento no uso de tags foi de 74% desde então.
Alé
...A implementação do sistema free flow na BR-101 (Rio-Santos) no dia 31 de março iniciou um processo de renovação das rodovias do Brasil. Entre a instalação e o final do mês de julho, a via administrada pela CCR RioSP registrou mais de 4 milhões de transações, o equivalente a 1 milhão de passagens mensais.
Em mais ou menos três meses, o uso de tags para pagamento automático das tarifas dos pedágios também apresentou crescimento. De acordo com o primeiro relatório disponibilizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o aumento no uso de tags foi de 74% desde então.
Além disso, o número de pagamentos realizados também revela outro potencial do sistema automático de tarifação. Segundo a CCR Rio SP, no último mês, a média registrada foi de 87,5% de adimplência total nos pagamentos.
A operação do sistema free flow no Brasil ainda está em caráter experimental. Também conhecido como pedágio sem cancela, o free flow permite que os veículos em passagem por uma rodovia sejam identificados e tarifados automaticamente.
Os sensores instalados nas estruturas de pedágio funcionam para que não haja a necessidade de parar ou reduzir a velocidade para que a cobrança aconteça. A cobrança e a definição da tarifa também são feitas automaticamente.
As tags são ferramentas de identificação dos veículos e dos motoristas. Os usuários com tag instalada em seus veículos conseguem aproveitar de alguns benefícios, por exemplo, a possibilidade de atravessar pedágios sem filas. Além disso, também contam com descontos na tarifa que podem variar de 5% a 70%, em veículos de passeio.
Esse período experimental no país está previsto para durar por, pelo menos, doze meses, com possibilidade de prorrogação. O projeto tem coordenação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a concessionária responsável.
De acordo com a agência e a empresa, a avaliação tem sido a melhor possível. Desde a instalação, a eficácia do novo sistema de controle de pedágio apresentou um resultado de 98% e 99% de leitura de tags e placas de veículos, respectivamente. O relatório ainda informa que houve um predomínio de veículos de passeio na via, representando 92% do tráfego.
“A partir de agora, a adoção em novas concessões deve aumentar a cada ano, como no sul do país, que deve ter o sistema implantado em breve”, afirma Carlos Gazaffi, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade (Abepam) e do Sem Parar. Segundo a Associação, o Brasil já conta com mais de 12 milhões de veículos com tags de pagamento automático.
Além do sistema instalado no Rio de Janeiro, outros Estados iniciaram o processo de construção de estruturas semelhantes. As obras de instalação de pedágios sem cancela no Rio Grande do Sul já estão em andamento, pela concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), em Flores da Cunha, no km 99 da ERS-122.
Em agosto, o governo do Rio Grande do Sul decretou a instalação de, pelo menos, cinco pórticos free flow no Estado.
Em São Paulo, o governo do Estado anunciou que o sistema também deve ser implementado no trecho norte do Rodoanel, com possibilidade de ampliação para outras regiões do estado.
18 de dezembro 2024
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