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Unidade da Ferroeste em Guarapuava (PR) receberá novo terminal privado

Projeto da Lustoza Agrologística exigirá recursos de R$ 9,3 milhões; parte da obra já está concluída.

Portal Transporta Brasil

07/10/2013 17h13


Um novo terminal privado está sendo construído no anexo da unidade ferroviária da Ferroeste, em Guarapuava (PR). O projeto da Lustoza Agrologística exigirá recursos de R$ 9,3 milhões, sendo que parte da obra já está concluída, inclusive o ramal ferroviário.

“A capacidade de estocagem de grãos será de 25,2 mil toneladas quando o empreendimento estiver concluído, em 2016”, informou o presidente da Ferroeste, João Vicente Bresolin Araujo.

A partir de agora o terminal da Lustoza Agrologística deixa de ser apenas uma área de transbordo rodoviário e passa a ser também um terminal de cargas ferroviárias.

“Assim se integra ao complexo logístico da Ferroeste em Guarapuava”, explica o engenheiro Rodrigo César de Oliveira, d

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Um novo terminal privado está sendo construído no anexo da unidade ferroviária da Ferroeste, em Guarapuava (PR). O projeto da Lustoza Agrologística exigirá recursos de R$ 9,3 milhões, sendo que parte da obra já está concluída, inclusive o ramal ferroviário.

“A capacidade de estocagem de grãos será de 25,2 mil toneladas quando o empreendimento estiver concluído, em 2016”, informou o presidente da Ferroeste, João Vicente Bresolin Araujo.

A partir de agora o terminal da Lustoza Agrologística deixa de ser apenas uma área de transbordo rodoviário e passa a ser também um terminal de cargas ferroviárias.

“Assim se integra ao complexo logístico da Ferroeste em Guarapuava”, explica o engenheiro Rodrigo César de Oliveira, diretor de produção da ferrovia.

A obra, construída com capital privado, faz parte da reestruturação das operações no pátio ferroviário de Guarapuava. A construção do novo ramal permite ganho no giro das locomotivas no retorno a Cascavel. “Esse projeto representa um ganho significativo para nossa operação”, observa Oliveira.

“Antes, para fazer o giro, nossos trens tinham que se deslocar dez quilômetros fora do pátio de manobras”. Segundo ele, isso representa economia média de uma hora no ciclo de locomotivas.

Até o momento, foram investidos cerca de R$ 3 milhões no projeto, o que contempla o ramal de 500 metros, dois silos para 3.600 toneladas e duas moegas, elevadores, balança, escritórios e pavimentação.

No prazo de dois meses serão concluídos os investimentos de outros R$ 2,6 milhões na segunda parte do projeto. Devem estar concluídos mais três silos para 10.800 toneladas e uma tulha de 160 toneladas. Também estará pronta a instalação de uma correia transportadora de grãos com a extensão de 80 metros, além de moega e balança rodoferroviária (R$ 420 mil).

Até 2016, serão implantados mais três silos com capacidade total de 10.800 toneladas. A previsão é construir um barracão de 3.500 m² para descarga e um pátio de 47.000m² para contêineres. O investimento nesta terceira fase é de R$ 4 milhões.

 

 

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