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Túnel Santos-Guarujá é incluído no novo PAC

O túnel servirá como ligação seca entre os dois municípios para o deslocamento de veículos, bicicletas e pedestres. A construção do túnel será feita por meio de uma parceria entre o governo federal e o governo estadual

G1

14/08/2023 11h32 | Atualizada em 16/08/2023 14h03


O Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, confirmou o início das obras do túnel Santos-Guarujá, no litoral de São Paulo, para final de 2024 e início de 2025.

O túnel servirá como ligação seca entre os dois municípios para o deslocamento de veículos, bicicletas e pedestres. A construção do túnel será feita por meio de uma parceria entre o governo federal e o governo estadual.

Pelo estado, o projeto está qualificado no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e deverá ser executado por meio de parceria p&uac

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O Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, confirmou o início das obras do túnel Santos-Guarujá, no litoral de São Paulo, para final de 2024 e início de 2025.

O túnel servirá como ligação seca entre os dois municípios para o deslocamento de veículos, bicicletas e pedestres. A construção do túnel será feita por meio de uma parceria entre o governo federal e o governo estadual.

Pelo estado, o projeto está qualificado no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e deverá ser executado por meio de parceria público-privada (PPP), com valor de investimento estimado em cerca de R$ 6 bilhões.

A empresa que fizer parte da PPP será responsável pela operação do túnel no prazo da outorga, que pode variar de 30 a 35 anos.

O Governo do Estado informou que participou de reuniões para apresentar projetos que pudessem compor a carteira do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), coordenado pela Casa Civil da Presidência da República e a aguarda a formalização da inclusão do empreendimento.

Segundo o governo estadual, o empreendimento já tem projeto-executivo validado por duas consultorias internacionais especializadas na elaboração de projetos de alta complexidade de engenharia e licença ambiental prévia.

O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, confirmou o início da construção na semana passada, na Câmara de Santos. Ele disse que o órgão possui as licenças ambientais necessárias para execução da obra. "Em caixa, nós já temos R$ 2 bilhões".

O Governo Federal, por meio da Autoridade Portuária, publicará o edital da obra do túnel Santos-Guarujá.

Projeto do túnel – O principal objetivo do túnel é servir de ligação seca entre os dois municípios. As opções atuais para a travessia entre Santos e Guarujá é pela balsa e, no deslocamento, a atividade do porto precisa ser interrompida.
Outra alternativa é o caminho pela rodovia Cônego Domênico Rangoni, em um trecho de 43 quilômetros de extensão.

O governo de São Paulo informou ter um projeto executivo certificado para a construção do túnel. A estrutura de blocos pré-moldados seria feita por escavação e ficaria sob o estuário de Santos.

Com extensão de 860 metros, o tempo de travessia do túnel submerso durará pouco mais de um minuto e meio e cerca de 150 mil pessoas deverão passar pelo local diariamente.

Atualmente, aproximadamente 78 mil pessoas transitam entre Santos e Guarujá por diversos modais todos os dias. O trajeto pode chegar a levar uma hora.

O túnel também contará com área para circulação gratuita de pedestres e ciclistas e três pistas em direção às duas cidades. O projeto segue moldes para que possa abrigar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) futuramente.

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