Assessoria de Imprensa
15/04/2025 08h05
Responsável por mais de 70% do transporte de mercadorias em São Paulo e peça central na logística estadual, o Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) deve ser diretamente impactado pelo novo programa de infraestrutura lançado pelo Governo do Estado. Batizado de “SP pra Toda Obra”, o pacote prevê a modernização de estradas, rodovias, acessos e dispositivos viários, criando condições mais favoráveis à circulação de cargas e aumentando a competitividade da cadeia produtiva paulista.
Com a promessa de transformar a malha viária do estado, o programa contempla mais de 2 mil obras em 480 municípios, d
...Responsável por mais de 70% do transporte de mercadorias em São Paulo e peça central na logística estadual, o Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) deve ser diretamente impactado pelo novo programa de infraestrutura lançado pelo Governo do Estado. Batizado de “SP pra Toda Obra”, o pacote prevê a modernização de estradas, rodovias, acessos e dispositivos viários, criando condições mais favoráveis à circulação de cargas e aumentando a competitividade da cadeia produtiva paulista.
Com a promessa de transformar a malha viária do estado, o programa contempla mais de 2 mil obras em 480 municípios, desde grandes corredores logísticos até trechos de acesso regional.
A iniciativa é considerada a maior da história em investimentos no sistema rodoviário estadual, somando R$30 bilhões em recursos públicos e privados.
Para o setor de transportes, o impacto será abrangente. Carlos Panzan, presidente da Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo (FETCESP), destaca que a qualidade da infraestrutura rodoviária é um dos pilares para garantir eficiência, segurança e previsibilidade às operações do TRC.
“Melhorar as rodovias significa encurtar distâncias e reduzir gargalos. O programa tem um olhar estratégico ao contemplar não só grandes obras de duplicação, mas também melhorias em dispositivos de acesso e estradas vicinais, que são fundamentais para o escoamento de cargas entre polos regionais e centros logísticos”, afirma Panzan.
Segundo ele, além de reduzir custos operacionais e o tempo de viagem, as intervenções devem contribuir diretamente para a redução de acidentes e avarias nas mercadorias. Uma das obras mais relevantes previstas é a retomada da Nova Tamoios, via de ligação entre o interior e o litoral paulista. Também estão previstas melhorias em rodovias como a SP-333 (Laurentino Mascari), SP-294 (João Ribeiro de Barros) e SP-425 (Assis Chateaubriand).
“É um programa que dialoga com o presente ao resolver passivos estruturais, mas também com o futuro, ao preparar São Paulo para um novo ciclo de crescimento logístico e industrial. O TRC está no centro dessa transformação e a FETCESP continuará atuando para que as necessidades do setor sejam consideradas em todas as fases do projeto”, completa o presidente da entidade.
Outro ponto de destaque é o potencial do programa em impulsionar a geração de empregos e movimentar a economia local. A estimativa do governo é que mais de 200 mil postos de trabalho, diretos e indiretos, sejam gerados com a execução das obras, impactando positivamente diferentes regiões do estado.
A expectativa é que, com a execução plena do “SP pra Toda Obra”, São Paulo consolide sua posição como o principal hub logístico do país, elevando a eficiência do TRC a um novo patamar.
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