Energia
Assessoria de Imprensa
18/01/2018 08h20
Em setembro, entrou em operação a Usina Termelétrica Mauá III, localizada em Manaus. A responsável pela construção, montagem e operação da planta é a Andrade Gutierrez, a serviço da Eletrobras Amazonas Geração e Transmissão (Amazonas GT), situada no distrito industrial de Manaus, Amazonas, subsidiária da Eletrobrás – Centrais Elétricas Brasileiras S/A.
A Siemens foi contratada pela Andrade Gutierrez para o fornecimento de turbinas a gás e a vapor para a usina, por sua expertise em soluções avançadas e sustentáveis para a geração de energia. A Siemens forneceu duas turbinas a gás e uma turbina a vapor, que possibilitam operação em ciclo simples e em ciclo combinado, que é mais eficiente e limpo, permitindo maior confiabilidade na
...Em setembro, entrou em operação a Usina Termelétrica Mauá III, localizada em Manaus. A responsável pela construção, montagem e operação da planta é a Andrade Gutierrez, a serviço da Eletrobras Amazonas Geração e Transmissão (Amazonas GT), situada no distrito industrial de Manaus, Amazonas, subsidiária da Eletrobrás – Centrais Elétricas Brasileiras S/A.
A Siemens foi contratada pela Andrade Gutierrez para o fornecimento de turbinas a gás e a vapor para a usina, por sua expertise em soluções avançadas e sustentáveis para a geração de energia. A Siemens forneceu duas turbinas a gás e uma turbina a vapor, que possibilitam operação em ciclo simples e em ciclo combinado, que é mais eficiente e limpo, permitindo maior confiabilidade na geração, por se tratar de uma energia gerada junto ao centro de consumo.
A planta tem capacidade para gerar 583 MW, sendo 187,5 MW cada turbina a gás (ou seja, 375 MW no total) e 208 MW a turbina a vapor, o que fará dela uma das maiores usinas a gás natural da região amazônica.
“A conclusão desta planta é motivo de satisfação para a Andrade Gutierrez pelo importante papel que a mesma representa para a região Norte do país e para o Sistema Interligado Nacional. Ressalta-se o espírito colaborativo entre a AG e a Siemens na implantação do projeto, fator chave para o sucesso do empreendimento.”, enfatiza o diretor de desenvolvimento de negócios da Andrade Gutierrez, Daniel Breanza.
“A utilização de equipamentos de alta eficiência, otimizados para a operação a gás, resultam em visíveis reduções de emissões, possibilitando níveis de poluentes abaixo dos limites exigidos para a operação”, reforça o gerente geral do projeto na Siemens, Karl Armond.
A Siemens também fornecerá recursos para a Operação e Manutenção da planta. O projeto é o primeiro contrato da área de Serviços da empresa no Brasil para uma planta deste porte. “Estamos felizes em oferecer à região soluções mais sustentáveis para a geração de energia. Este tipo de geração é mais eficiente e reduz consideravelmente o impacto ambiental pelo uso do gás natural, uma vez que, com sua entrada em condição operacional, várias pequenas centrais térmicas acionadas por óleo combustível poderão deixar de operar”, exalta o CEO da divisão Power and Gas da Siemens, Armando Juliani.
Ricardo Pascotto, Gerente de Empreendimento da AG ressalta a importância do projeto para a região: “Atualmente os 375 MW disponíveis pelas turbinas a gás, atenderão aproximadamente 30% do sistema elétrico de Manaus e, quando do início do ciclo combinado, este número sobe para 45% de participação mostrando a importância do empreendimento para o desenvolvimento da região”, afirma.
O empreendimento também reduz a dependência do Sistema Interligado Nacional (SIN), provendo maior confiabilidade e estabilidade ao sistema elétrico de Manaus, aproveitando os recursos energéticos disponíveis da região (gás natural).
23 de julho 2020
25 de junho 2020
28 de maio 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade