Energia
Assessoria de Imprensa
08/01/2015 13h29 | Atualizada em 09/01/2015 11h44
O Tecon Salvador – terminal de contêineres operado pelo Grupo Wilson Sons – realizou uma operação especial com a chegada, no último dia 30, do navio alemão E-Ship1 que desembarcou 330 toneladas de equipamentos eólicos para instalação da fábrica Wobben Windpower em Juazeiro, na Bahia. A indústria é uma subsidiária da Enercon GmbH, um dos líderes do mercado mundial neste segmento.
Entre os equipamentos da embarcação estavam maquinários para a fábrica, ainda em construção; 12 pás eólicas com mais de 44 metros de comprimento e 11 toneladas, cada uma; três seções de torres eólicas, cada uma com quase 23 toneladas, além de motores e peças transportadas em contêineres. De ac
...O Tecon Salvador – terminal de contêineres operado pelo Grupo Wilson Sons – realizou uma operação especial com a chegada, no último dia 30, do navio alemão E-Ship1 que desembarcou 330 toneladas de equipamentos eólicos para instalação da fábrica Wobben Windpower em Juazeiro, na Bahia. A indústria é uma subsidiária da Enercon GmbH, um dos líderes do mercado mundial neste segmento.
Entre os equipamentos da embarcação estavam maquinários para a fábrica, ainda em construção; 12 pás eólicas com mais de 44 metros de comprimento e 11 toneladas, cada uma; três seções de torres eólicas, cada uma com quase 23 toneladas, além de motores e peças transportadas em contêineres. De acordo com Patrícia Iglesias, diretora comercial do Tecon Salvador, por serem equipamentos sensíveis e de alto valor agregado, é necessário o mínimo de movimentação durante a operação de descarga. Essas cargas especiais são transportadas por navios breakbulk (de cargas avulsas e fora de contêineres) e exige uma operação complexa, por meio do auxílio de equipamentos modernos e de uma equipe especializada.
“Para a retirada dos equipamentos, tivemos que movimentar as pás eólicas e três seções de torres. Trata-se de uma operação bastante complexa e o Tecon Salvador oferece infraestrutura adequada, com equipamentos de alta tecnologia e expertise logística”, ressalta Patrícia. Do Porto de Salvador, a carga seguiu para Juazeiro via transporte rodoviário, levando mais ou menos três dias para chegar ao seu destino.
Essa é a primeira vez que o E-Ship1 atraca no Tecon Salvador. Trata-se de um navio sustentável, que gera 30% da energia consumida através do efeito Magnus para propulsão. Quatro rotores ficam instalados no convés principal e estão ligados às hélices do navio, o que faz com que elas girem e contribuam para movimentação da embarcação.
Depois de Salvador, o navio partiu para outras rotas na América do Sul com equipamentos de outras fábricas e parques eólicos da Wobben/Enercon, antes de retornar à Alemanha.
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