Assessoria de Imprensa
28/02/2024 13h19
Os trabalhadores do setor de construção civil já estão habituados com os diários de obra, documentos que centralizam os registros do dia a dia dos projetos, especialmente os que causam atrasos, como imprevistos climáticos e problemas com material.
Com esse relatório, é possível o acompanhamento e análise de todas as atividades dos profissionais envolvidos, bem como o monitoramento de desvios, como perdas de prazo e gastos acima do orçamento, assim como deixar de seguir alguma norma ou condição de trabalho.
"O diário de obra é o principal instrumento para verificação do andamento da obra, seja p
...Os trabalhadores do setor de construção civil já estão habituados com os diários de obra, documentos que centralizam os registros do dia a dia dos projetos, especialmente os que causam atrasos, como imprevistos climáticos e problemas com material.
Com esse relatório, é possível o acompanhamento e análise de todas as atividades dos profissionais envolvidos, bem como o monitoramento de desvios, como perdas de prazo e gastos acima do orçamento, assim como deixar de seguir alguma norma ou condição de trabalho.
"O diário de obra é o principal instrumento para verificação do andamento da obra, seja para os desdobramentos planejados, como para os imprevistos que podem acometer o bom desenvolvimento do projeto. É ainda muito utilizado para análise de causas e responsabilidades por problemas com prazo, diminuição de produtividade, desvios de escopo e qualidade, bem como para a quantificação de danos econômicos", destaca Henrique Bragança, Country Manager da PlanRadar no Brasil.
Com a evolução dos processos dos projetos, o diário de obra no papel ficou obsoleto, já que a tecnologia permite uma rápida comunicação entre os setores responsáveis, facilitando verificações e que correções necessárias sejam feitas o quanto antes.
No entanto, com diversas partes envolvidas, a documentação acabou sendo espalhada entre diversas plataformas, ocasionando problemas de gestão.
Assim, o caminho que a indústria deve seguir é aliar a tecnologia com a centralização da documentação, como demonstrado no relatório de digitalização produzido pela PlanRadar.
Os dados coletados com 1.300 entrevistados globalmente, apontam que 95% consideram que o uso de software de gestão significou uma redução de custos em seus projetos.
"Há anos vemos a tecnologia cada vez mais presente na realização de obras. No entanto, o básico – que é a digitalização do diário de obra – ainda pouco explorada, ou quando está digitalizada, acaba sendo espalhada entre diversas plataformas. Na PlanRadar nós nos esforçamos para oferecer um software que reúna toda a documentação do projeto, assim como uma melhoria nas etapas colaborativas do projeto", acrescenta Bragança.
Em 2023, a PlanRadar lançou seu recurso de gerenciamento de documentos, dando aos clientes a capacidade de gerenciar planos e documentos de forma centralizada, com todas as atualizações para total rastreabilidade.
Todas as aprovações e autorizações de documentos são tratadas na plataforma da PlanRadar, em vez de espalhadas por e-mail e em outros lugares, com um controle de versão robusto para manter todos os arquivos organizados.
Essa nova funcionalidade ajuda os usuários a gerenciarem planos e documentos desde as primeiras fases de planejamento de um projeto, passando pela construção e chegando às operações.
18 de dezembro 2024
18 de dezembro 2024
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade