Assessoria de Imprensa
18/08/2025 11h48 | Atualizada em 18/08/2025 11h53
A Trimble e a PTx Trimble anunciam a disponibilidade da tecnologia Trimble IonoGuard expandida para agricultores que utilizam os controladores de orientação NAV-960 e NAV-900 da PTx Trimble, juntamente com os serviços Trimble RTX, que oferecem correções via satélite e IP (Internet Protocol).
O IonoGuard é uma tecnologia de última geração introduzida inicialmente para testes em operações agrícolas no final de 2024, para permitir que as correções RTK (Real Time Kinematic) funcionem onde, de outra forma, não estariam disponíveis.
Segundo as empresas, a tecnologia agora está disponível para
...A Trimble e a PTx Trimble anunciam a disponibilidade da tecnologia Trimble IonoGuard expandida para agricultores que utilizam os controladores de orientação NAV-960 e NAV-900 da PTx Trimble, juntamente com os serviços Trimble RTX, que oferecem correções via satélite e IP (Internet Protocol).
O IonoGuard é uma tecnologia de última geração introduzida inicialmente para testes em operações agrícolas no final de 2024, para permitir que as correções RTK (Real Time Kinematic) funcionem onde, de outra forma, não estariam disponíveis.
Segundo as empresas, a tecnologia agora está disponível para o Trimble RTX, proporcionando acesso a mais agricultores.
O Trimble IonoGuard RTX está disponível no novo receptor NAV-960 e no NAV-900 por meio de atualização de firmware do PTx Trimble Precision-IQ, vendido e distribuído no Brasil pela PTx Trimble.
“O IonoGuard oferece posicionamento confiável e de alta precisão em condições ionosféricas adversas, como as tempestades solares, protegendo contra a perda de sinal e preservando a integridade”, ressalta o comunicado.
“Agora, os produtores que utilizam o controlador de piloto automático PTx Trimble NAV-960 ou o PTx Trimble NAV-900 com RTX podem se beneficiar dessa tecnologia avançada, sem a necessidade de estar embaixo de uma estação base RTK”, continua.
As tempestades geomagnéticas (ejeções de massa coronal do Sol) provocam o aumento das perturbações eletromagnéticas na Ionosfera, resultando na Cintilação Ionosférica, que por sua vez, piora a qualidade do vetor satélite-receptor.
“As tempestades geomagnéticas são potencializadas durante os picos de máxima atividade solar, que ocorrem normalmente em intervalos aproximados de 11 anos”, explica Luiz Sergio Vanzela, professor da Universidade Brasil e Doutor em Agronomia.
“Durante esses períodos, as atividades que envolvem posicionamento por satélite de alta precisão requerem mais cuidado. Neste momento, a Terra está passando pelo aumento da atividade solar, que deve atingir o seu máximo em 2026”, finaliza.
14 de agosto 2025
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade