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TRANSPORTE
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Tecnologia contribui para o desenvolvimento de empresas de transporte

Executivo explica a importância de estar a um passo à frente para equacionar os desafios recorrentes

Assessoria de Imprensa

19/10/2022 16h05


A evolução da tecnologia é um aditivo para a mudança de cenário em muitos segmentos. O transporte rodoviário de cargas (TRC), um setor com processos analógicos tão enraizados, tem mudado a postura das lideranças e integrado o uso de ferramentas tecnológicas que surgem com o passar do tempo.

A chegada do 5G, por exemplo, vai abranger um novo tipo de rede, projetada para conectar praticamente tudo e todos, incluindo máquinas, objetos e os mais diversos dispositivos.

Com isso, possibilitará um avanço com relação da largura de banda e, consequentemente, da velocidade de transmissão de dados, permitindo maior confiabilidade, mais usuários simultâneos e, principalmente, baixas latências, o que oferecerá um enorme potencial para novos serviços sem fio de valor agregado.

Segundo Franco Gonçalves, gerente administrativo da TKE Logística, de Araranguá (SC), o uso dessa nova transmissão será benéfico, principalmente no TRC.

“A rapidez e a agilidade tendem a fazer parte do nosso cotidiano com a otimização de tempo”, comenta.

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A evolução da tecnologia é um aditivo para a mudança de cenário em muitos segmentos. O transporte rodoviário de cargas (TRC), um setor com processos analógicos tão enraizados, tem mudado a postura das lideranças e integrado o uso de ferramentas tecnológicas que surgem com o passar do tempo.

A chegada do 5G, por exemplo, vai abranger um novo tipo de rede, projetada para conectar praticamente tudo e todos, incluindo máquinas, objetos e os mais diversos dispositivos.

Com isso, possibilitará um avanço com relação da largura de banda e, consequentemente, da velocidade de transmissão de dados, permitindo maior confiabilidade, mais usuários simultâneos e, principalmente, baixas latências, o que oferecerá um enorme potencial para novos serviços sem fio de valor agregado.

Segundo Franco Gonçalves, gerente administrativo da TKE Logística, de Araranguá (SC), o uso dessa nova transmissão será benéfico, principalmente no TRC.

“A rapidez e a agilidade tendem a fazer parte do nosso cotidiano com a otimização de tempo”, comenta.

“No segmento, podemos esperar mais segurança nas viagens, câmeras ao vivo nas estradas e veículos funcionando pela rede de dados, além do controle de gastos de pneus e de relatórios de integridade do veículo, tudo de forma rápida e instantânea”, projeta.

Além desses benefícios, outro exemplo que mudará o cenário do transporte será a integração do reconhecimento facial, já presente nas plataformas de fretes com objetivo de prevenir fraldes e roubos de cargas nas estradas.

Segundo levantamento da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), esses sinistros tiveram aumentos significativos (1,7%) no país em 2021, causando cerca de R$ 1,27 bilhão em prejuízo financeiro para o setor.

Ainda que exista um processo longo para a utilização dessa ferramenta em sua totalidade no modal rodoviário, internamente as empresas já se movimentam para buscar novas estratégias e se resguardar desses desafios recorrentes.

“Buscamos um controle intenso dos nossos processos, desde o momento da contratação até a operação”, assegura Franco, destacando que a empresa está sempre se atualizando, até mesmo com equipamentos de rastreamento.

“Nossa frota possui uma série de ferramentas de controle que funcionam de forma híbrida – com transmissão com sinais de celulares e de satélites para não arriscarmos perder o sinal. Temos sistemas gestores (multas, telemetria, controles diversos, maps de gerenciamento de risco) e, claro, o bom uso dos grupos de celulares”, descreve o executivo.

Além da busca de implementos inovadores, outros métodos “analógicos” são concentrados e utilizados para a finalidade da capacitação dos colaboradores, especialmente os motoristas.

O mais utilizado é o treinamento em direção defensiva, que consiste no monitoramento das ações por parte do condutor e deve ser associada à direção segura, ou seja, adotando precauções para evitar acidentes e preservar a saúde dos envolvidos.

“É importante ter uma troca de informações constante com os motoristas. Não é apenas o escritório ou a gerenciadora de risco com acesso às informações, são os motoristas nas ruas também”, complementa o empresário.

“Isso nos ajuda a elencar os melhores trajetos, pontos de parada e horários em que se deve ou não passar por algum trecho. Além disso, instruímos nossa equipe sobre como devem agir em situações estranhas”, finaliza.

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