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11/07/2012 10h29 | Atualizada em 12/07/2012 12h21
O grupo sueco SKF, um dos maiores produtores mundiais de rolamentos, decidiu participar do crescimento da indústria de petróleo e gás no Brasil. Presente no país desde 1915, a empresa colocou em operação no país uma divisão para o setor naval, a SKF Marine Industry Service Centre. A expansão vai ser sustentada, em grande parte, pelo fornecimento de produtos e pela prestação de serviços de manutenção para empresas que operam navios de apoio às plataformas de petróleo e gás.
Esse pode ser o primeiro passo da SKF para vir a montar ou até fabricar no país equipamentos aplicados à área naval. Em um primeiro momento, os componentes serão importados de unidades da empresa na
...O grupo sueco SKF, um dos maiores produtores mundiais de rolamentos, decidiu participar do crescimento da indústria de petróleo e gás no Brasil. Presente no país desde 1915, a empresa colocou em operação no país uma divisão para o setor naval, a SKF Marine Industry Service Centre. A expansão vai ser sustentada, em grande parte, pelo fornecimento de produtos e pela prestação de serviços de manutenção para empresas que operam navios de apoio às plataformas de petróleo e gás.
Esse pode ser o primeiro passo da SKF para vir a montar ou até fabricar no país equipamentos aplicados à área naval. Em um primeiro momento, os componentes serão importados de unidades da empresa na Europa, Ásia e Estados Unidos. A empresa começou a operar em abril um centro de serviços em Macaé, onde se concentra a indústria de petróleo no Rio, e não descarta montar estruturas semelhantes em Santos (SP) e Vitória (ES).
Tradicional fornecedora de rolamentos para a indústria automotiva, a SKF despertou para três novos segmentos que estão crescendo no Brasil: naval, óleo e gás e energia. Donizete Santos, presidente da SKF Brasil, disse que a empresa quer marcar presença nesses setores no país. Ele afirmou que o grupo tem uma estratégia na área de pesquisa e desenvolvimento voltada para os BRICs, acrônimo que designa Brasil, Rússia, Índia e China.
Os três segmentos de negócios devem responder juntos por um faturamento de R$ 50 milhões na SKF Brasil a partir de 2015, mais de quatro vezes a receita esperada pela empresa nesses setores para 2012, de cerca de R$ 12 milhões. No ano passado, a SKF faturou no total R$ 800 milhões no país, onde tem uma fábrica em Cajamar (SP) que produz rolamentos para veículos leves.
Santos disse que a futura montagem ou fabricação no Brasil de equipamentos usados pela área naval vai depender de escala: "Estamos começando a fazer estudos para medir a consistência do crescimento do setor", disse Santos. Outro ponto considerado é a competitividade do Brasil para exportar levando em conta pontos como a taxa de câmbio.
Ricardo Amaral, gerente para o segmento naval da SKF na América Latina, disse que a expansão da indústria de óleo e gás levou vários clientes da empresa a se instalarem no país. Essa decisão fez com que a SKF também criasse uma estrutura para atender o mercado naval brasileiro. O foco recai em barcos offshore, mas também inclui petroleiros, graneleiros e navios de contêineres. Só em navios petroleiros o Brasil é a quarta carteira de encomendas do mundo e pode chegar ao terceiro lugar à frente do Japão.
Para todos esses tipos de navios, a SKF pode fornecer rolamentos, vedações, sistemas de lubrificação e produtos de acoplamento do eixo de propulsão, além de equipamentos para monitoramento de máquinas. Uma das especialidades da empresa é monitorar equipamentos dos navios de forma remota.
Com esse serviço, a SKF se concentra no ciclo de vida dos equipamentos. O objetivo é aumentar a vida útil do bem e reduzir custos de manutenção evitando paradas não programadas dos navios. "Podemos ajudar as empresas que atuam nesse segmento a se tornarem mais eficientes. Temos tecnologias que ajudam a melhorar o desempenho operacional de grandes embarcações", disse Amaral.
Ao todo, a empresa está apta a fornecer cerca de 40 produtos e serviços às empresas que atuam no setor. Fora do Brasil, a área naval da SKF tem seis centros de serviços situados na Holanda, Inglaterra, Noruega, Suécia, Dubai e Estados Unidos. Em 2011, a divisão naval faturou R$ 150 milhões em suas operações globais.
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