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Suape ganha mais segurança e agilidade nas operações

O Terminal Operating System terá cinco módulos relacionados aos principais processos envolvendo a operação do porto, para acelerar a tomada de decisão das atividades do complexo em diversos aspectos

Assessoria de Imprensa

25/01/2023 14h39


O Complexo Industrial Portuário de Suape e o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR) anunciam a entrega da primeira solução (um “MVP”, Produto Mínimo Viável) desenvolvida pela entidade que permitirá ao atracadouro pernambucano integração e mais agilidade nas operações de cargas.

O TOS (Terminal Operating System, Sistema de Operação de Terminal, em tradução livre) coloca o porto como pioneiro em um cenário digital no setor e traz maior conexão com a comunidade portuária. O CESAR é uma instituição que forma profissionais e impulsiona organizações, potencializando suas estratégias digitais.

A parceria tem por finalidade promover a digitalização dos processos do porto, sendo fundamental para a operação se tornar mais ágil e eficiente e se conectar em tempo real aos agentes portuários envolvidos nas movimentações de Suape.

Dessa forma, o centro de estudos buscou criar um sistema que unificasse toda a comunicação, para que essa deixasse de ser analógica e/ou pulverizada, em um siste

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O Complexo Industrial Portuário de Suape e o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR) anunciam a entrega da primeira solução (um “MVP”, Produto Mínimo Viável) desenvolvida pela entidade que permitirá ao atracadouro pernambucano integração e mais agilidade nas operações de cargas.

O TOS (Terminal Operating System, Sistema de Operação de Terminal, em tradução livre) coloca o porto como pioneiro em um cenário digital no setor e traz maior conexão com a comunidade portuária. O CESAR é uma instituição que forma profissionais e impulsiona organizações, potencializando suas estratégias digitais.

A parceria tem por finalidade promover a digitalização dos processos do porto, sendo fundamental para a operação se tornar mais ágil e eficiente e se conectar em tempo real aos agentes portuários envolvidos nas movimentações de Suape.

Dessa forma, o centro de estudos buscou criar um sistema que unificasse toda a comunicação, para que essa deixasse de ser analógica e/ou pulverizada, em um sistema semelhante ao que portos da Europa utilizam para agilizar as atividades dos navios, de operadores e demais agentes, além da tomada de decisão no terminal de contêineres e de órgãos regulatórios, a exemplo da Receita Federal.

O TOS chega para ajudar Suape a agilizar as operações e reduzir eventuais trabalhos manuais. A versão do sistema já vem integrada ao “Porto Sem Papel” (PSP), criado pelo Governo Federal para tornar a gestão do setor mais ágil na entrada e saída dos navios. É a primeira vez que um sistema se integra a essa plataforma da União.
Esse pioneirismo motivou a Secretaria Nacional dos Portos a convidar Suape para retratar essa experiência em uma das sessões do Seminário do PSP, realizado, recentemente, em Brasília.

O objetivo do encontro foi inspirar e apresentar aos participantes como se deu os primeiros passos para a implantação do PSP, a fim de incentivar os demais portos rumo à transformação digital.

Informações antes concentradas em e-mails, mensagens de WhatsApp ou planilhas, por exemplo, estarão todas unificadas no sistema, que terá cinco módulos operacionais, contendo todo o quadro de manobras do porto e a programação de atracação e desatracação dos navios, auxiliando nas decisões de todos envolvidos nas operações.

O CESAR pretende seguir provendo soluções para o setor portuário, focadas tanto no TOS como no chamado PCS (Port Comunity System, Sistema Comunitário Portuário, em tradução livre) em todo o Brasil.

“Nosso objetivo é otimizar toda a complexidade que envolve a operação de Suape. Desde informações sobre quando e quantos navios de carga estão chegando, passando por entender os tipos de carga que transportam – líquida, sólida, contêiner ou outras – e que necessidades exigirão: alinhamento de atracação, programação de carga/descarga, bem como o próprio controle e monitoramento da operação e armazenamento”, explica Adriano Gomes, Gestor de Projetos do CESAR.

“Será possível estar mais preparado para acelerar as operações e transações portuárias, o que se refletirá em mais agilidade. Ganha o porto em eficiência, com mais janelas para o uso do espaço, e os próprios operadores, pois atuarão com mais rapidez e eficiência”, comenta Adriano.

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